- Publicidade -

Cheesecake vegana: sobremesa para comemorações especiais

Opção sem lactose leva creme de avelã e cacau e agrada os mais diversos paladares e dietas, para festas e ocasiões especiais

cheesecake vegana
Foto: Naveia

Finalmente, o fim do ano chegou! No Brasil, a época representa a chegada do verão, das férias escolares, do descanso merecido e… do Natal, é claro! Uma das épocas mais amadas em todos os anos é comemorada de diferentes maneiras, mas com um fator em comum: sempre repleta de muito amor e ao lado das pessoas mais importantes na vida de quem celebra a data. Sem dúvidas, além da festa em si, a comemoração brasileira é famosa por pratos caprichados, desde os mais tradicionais aos mais diferentes, e que buscam agradar diversos paladares. Se na hora dos salgados não faltam opções, os doces e as sobremesas não ficam de lado.

- Publicidade -

Uma das sobremesas mais amadas ao redor do mundo e que também caiu no gosto dos brasileiros é a cheesecake. Na tradução literal, cheesecake é “bolo de queijo”. Mas a definição não cabe em português – a sobremesa está mais para uma torta: base de massa e recheio cremoso feito de cream cheese. A versão moderna da cheesecake surgiu em meados de 1880, quando a Empire Cheese Company lançou seu cream cheese industrializado (em 1909, a empresa foi comprada pela Kraft Foods Group, dona da marca Philadelphia). Feito com uma mistura de gordura de leite, leite e cultura de lactobacilos, agente que lhe confere sabor ácido, o cream cheese não coagula como um queijo comum.

É impossível definir quantas são as possibilidades de caldas, podendo ser à base de frutas, cítricos e, muitas vezes, feitas de chocolate, café e até mesmo cappuccino!

Foi exatamente pensando na chegada do mês de dezembro e do Natal que separamos uma receita especial que promete atender as expectativas dos amantes desse doce tão tradicional, mas na versão vegana. É uma ótima opção para incluir pessoas com algumas restrições alimentares, seja por saúde ou valores éticos, como consciência ambiental e bem estar animal.

Confira a seguir a receita completamente plant-based e com ingredientes à base de aveia, mostrando mais uma vez que produtos de origem vegetal são muito gostosos e podem fazer parte da rotina das pessoas, sejam elas veganas ou não. Garantimos: é de dar água na boca e todos vão sair pedindo a receita!

- Publicidade -

Cheesecake vegana com creme de avelã e cacau

cheesecake vegana
Foto: Naveia

Ingredientes

Massa

  • 140g de biscoito estilo “Maizena”
  • 50g de manteiga de aveia gelada
  • Pitada de sal

Recheio

  • 40g de tofu firme
  • ½ xícara de castanha de caju crua
  • 2 xícaras de água mineral para cozimento das castanhas
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • Pitada de sal
  • ⅕ de xícara de suco de limão
  • 11g de ágar ágar
  • ⅕ de xícara de água mineral quente para o ágar ágar
  • 30g de manteiga de aveia

Calda de Avelã

- Publicidade -
  • 200g de creme de avelã à base de aveia
  • 200g de creme de leite de aveia
  • Nozes à gosto

Preparo

 Massa

  1. Triture os biscoitos com ajuda de um processador ou liquidificador até virar uma farofinha.
  2. Transfira para um bowl e adicione a manteiga de aveia e o sal. Misture até ficar homogêneo.
  3. Passe para uma forma de fundo falso com o papel manteiga e espalhe por toda forma.
  4. Pressione a massa com ajuda de um copo para ficar bem compacta.
  5. Com ajuda de um palitinho ou de um garfo, fure a massa em alguns pontos.
  6. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 6 minutos ou até que esteja levemente dourada. Reserve.

Recheio

  1. Em uma panela com água, cozinhe as castanhas de caju por 15 minutos ou até que elas fiquem mais macias. Reserve as castanhas e a água da fervura.
  2. Bata no liquidificador o tofu, a castanha de caju cozida, o creme de avelã, a essência de baunilha, o amido de milho, o sal, o suco dos limões e um pouco da água ainda quente do cozimento das castanhas.
  3. Bata até que a mistura adquira a consistência desejada. Se necessário acrescente mais água do cozimento das castanhas.
  4. Dissolva o ágar ágar na água quente e acrescente à mistura.
  5. Leve a mistura para uma batedeira, acrescente a manteiga de aveia gelada e bata com o aro raquete até que a manteiga seja incorporada ao creme.
  6. Acomode o recheio na forma com a massa de biscoitos previamente assada. Leve para a geladeira por 6 horas.
  7. Após esse período, desenforme com cuidado (coloque um copo alto em superfície plana, acomode o centro da forma em cima do objeto e desça a forma com cuidado no sentido vertical.

Calda

  1. Em uma batedeira bata o creme de avelã e o creme de leite de aveia até que ambos estejam incorporados.
  2. Despeje a calda na cheesecake e decore com as nozes.
  3. É só se deliciar! Você pode fazer a calda com o sabor que preferir.
avelãs
Foto: Jocelyn Morales na Unsplash

A receita da cheesecake com creme de avelã e cacau foi desenvolvida pela nutricionista Greta Antoine (@gretaantoine) em uma parceria com a Naveia, empresa criada a partir de muita inspiração ativista e amor aos animais. A Naveia é uma marca de ‘deleite’ vegetal de aveia – uma alternativa nutritiva, saborosa e cada vez mais acessível, que tem como maior missão impactar positivamente o planeta, acreditando que é possível mudar o mundo com escolhas de consumo consciente. 

Lançada em novembro de 2020, a Naveia conta atualmente com produtos em seu portfólio como o Original, Barista, Achocolatado, Manga e o infantil Deleitinho (noss abores chocolate e morango), além do Navelã (creme de avelã com cacau), Chantilly, Creme Deleite e Deleite Condensado. Todos os produtos podem ser encontrados em diversos pontos de venda por todo país, como supermercados e empórios, cafeterias e restaurantes, além do próprio site da marca:  www.naveia.com.br.