- Publicidade -
reciclagem vidro
Foto: iStock

O vidro é um material que pode ser reciclado sem perder qualidade, o que gera um potencial enorme para a produção de embalagens mais sustentáveis. A taxa de reciclagem do vidro, no entanto, gira em torno de 25% – o que significa que grande parte deste material não tem na logística reversa o seu destino.

- Publicidade -

Para melhorar este cenário, é essencial que seja criada uma infraestrutura que facilite a destinação correta do material, além de uma cadeia de compra e venda eficiente e lucrativa. Uma das soluções para isso são os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

Por isso, o Glass Is Good, programa de logística reversa de embalagem de vidro pós-consumo da Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE, juntou-se à Massfix, empresa do setor de reciclagem líder da América Latina, e à Verallia, terceiro produtor mundial de embalagens de vidro para bebidas e alimentos, na parceria com o Vidro Vira Vidro, uma iniciativa da multinacional francesa que tem o objetivo de ampliar a logística reversa de embalagens de vidro no Brasil.

coleta de vidro SP
Foto: Loga | Divulgação

Como resultado deste trabalho conjunto, mais de 2,9 milhões de garrafas de vidro foram recuperadas, o que equivale a 1,8 milhão de quilos de vidro que serão beneficiados pela logística reversa.

“A reciclagem do vidro requer o envolvimento de todas as partes da rede de produção, desde a fabricação até o descarte adequado. Ao trabalharem juntas, as indústrias de bebidas e do vidro, juntamente com as beneficiadoras de vidro, assumem a responsabilidade compartilhada pela gestão sustentável dos resíduos do material, contribuindo para a redução do impacto ambiental e promovendo a economia circular”, afirma Cristiane Foja, presidente-executiva da ABRABE, reforçando que a recuperação de embalagens de vidro pós-consumo é um trabalho que necessita de uma estratégia ampla, com várias ações conjuntas.

- Publicidade -

Pontos de Entrega Voluntária

reciclagem do vidro
O vidro para descarte deve ser higienizado, eliminando resíduos de alimentos e líquidos. | Foto: Divulgação

Neste cenário, o programa busca fortalecer a estratégia de implementação de PEVs de coleta para a recuperação do vidro. Em 2024, a parceria já realizou a instalação de 372 pontos distribuídos em quatro estados.

Os PEVs são um importante instrumento de engajamento e conscientização da população local e possibilitam a rastreabilidade dos volumes recebidos. Para garantir a visibilidade e facilitar o acesso da população, as grandes caixas verdes em forma de contêiner são instaladas em locais com grande fluxo, como parques, postos de gasolina e áreas públicas.

Para consultar o endereço de alguns PEVs, clique AQUI.

- Publicidade -

“Acreditamos que a reciclagem do vidro não é apenas uma responsabilidade ambiental, mas também uma oportunidade de promover a sustentabilidade e a inovação em nosso setor. Ao reciclar vidro, não apenas conservamos recursos naturais preciosos, mas também reduzimos a pegada de carbono e contribuímos para um futuro mais limpo e saudável para as próximas gerações”, comenta Juliana Schunck, CEO da Massfix.

reciclagem vidro
Foto: Verallia

A união entre esses atores busca integrar a indústria vidreira, representada pela Verallia, que disponibiliza os PEVs e reinsere o vidro coletado em sua cadeia produtiva, com a Massfix que operacionaliza a logística e o beneficiamento dos cacos, e o Glass Is Good, que adquire os créditos de logística reversa do volume gerado pelos PEVs. A parceria permite completar a circularidade da cadeia do vidro.

“A instalação dos PEVs faz parte do objetivo de ampliar a reciclagem desse nobre resíduo retornando-o para a cadeia produtiva, essa é uma das ações que reforçam o propósito da Verallia de reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Os resultados do Programa Vidro Vira Vidro estão sendo muito satisfatórios, e continuaremos avançando na agenda sustentável colaborando com o impacto positivo ao meio ambiente”afirma Quintin Testa, Diretor Geral da Verallia para América Latina.

Como fazer parte do programa? Para fazer parte do programa Glass Is Good, envie um e-mail para [email protected].

Nota do CicloVivo

A responsabilidade pelos resíduos no Brasil é compartilhada. Isso significa que indústrias, poder público e consumidores precisam fazer a sua parte. Para solucionar uma desafio tão complexo, a solução não pode estar apenas no final da cadeia – a embalagem pós-consumo. Antes da reciclagem é necessário reduzir o volume de material usado e, consequentemente,  de resíduo gerado.

vidro e aluminio copo lata
Assim como o alumínio, o vidro pode ser reciclado sem perder qualidade. Foto: Giorgio Trovato

Como consumidores, podemos pensar sempre em que tipo de embalagens vamos levar. Embalagens de alumínio e vidro são melhores do que as de plástico. No caso do vidro, antes de descartar é possível reaproveitar os recipientes de várias maneiras. Potes de geléia podem servir para armazenar mantimentos, as garrafas podem ser usadas para servir água fresquinhas quando são colocadas na geladeira… Até na decoração, as embalagens de vidro podem ser reaproveitadas. Vamos descartar e fazer a nossa parte pela reciclagem, mas antes disso, vamos repensar, reduzir e reaproveitar ao máximo!