Horta Social em Fortaleza distribui três toneladas de hortaliças

A iniciativa beneficia mais de duas mil pessoas, entre idosos e população em situação de insegurança alimentar

Horta Social Fortaleza
Ação promove o acesso a alimentos saudáveis. | Foto: Prefeitura de Fortaleza

Promover o acesso a alimentos saudáveis em áreas de insegurança alimentar por meio do cultivo e fomento da agricultura urbana. Esta é a premissa do Projeto Hortas Sociais, que só em 2024 já realizou 15 colheitas, distribuindo cerca de 14 toneladas de hortaliças, entre alface, couve manteiga, coentro, pimenta de cheiro, maxixe e tomate cereja.

O projeto, realizado em Fortaleza, no Ceará, é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), em cogestão com o Instituto de Arte e Cidadania do Ceará (IAC-CE).

Horta Social Fortaleza
Fotos: Prefeitura de Fortaleza

“As hortas sociais se consolidam como uma iniciativa de enfrentamento à insegurança alimentar. Além da colheita e a doação dos alimentos, a equipe do projeto realiza oficinas educativas para estimular as pessoas a cultivarem suas próprias hortas”, Francisco Ibiapina, Secretário Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

Até o fim do mês de maio, o Projeto Hortas Sociais realizará três colheitas, totalizando a distribuição de cerca de três toneladas de hortaliças. A iniciativa beneficia mais de duas mil pessoas, entre idosos e população em situação de insegurança alimentar que residem nos bairros e adjacências das hortas, além de organizações sociais que trabalham com esse público.

Horta Social em Fortaleza

Em 2023, o projeto Horta Social produziu mais de 45 toneladas de alimentos, distribuídas em 38 colheitas no decorrer do ano, atingindo o maior volume de distribuição de alimentos desde sua criação, em 2016. Esse número superou em 50% a produção de 2022, que distribuiu 30 toneladas de hortaliças.

Horta Social Fortaleza
Foto: Prefeitura de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza está implantando mais três hortas sociais na Capital, que devem ser entregues em 2024 e beneficiar 400 pessoas em cada colheita. Elas estarão localizadas nos bairros Jacarecanga, Sapiranga e no Conjunto Habitacional Alameda das Palmeiras. Em dezembro de 2023, foi lançado edital para investimento no valor total de 3.195.312,98 para a manutenção das sete estufas.

Quem participa

Idosos já cadastrados no projeto, pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos Cras e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Apenas em caso de sobra de hortaliças, pode haver a distribuição para demanda espontânea, por ordem de chegada.

As datas das colheitas são divulgadas no Canal de Desenvolvimento Social.

Endereços das hortas:

– Conjunto Ceará
Endereço: Av. F, 580 – vizinho ao Colégio João Nunes (próximo ao Corpo de Bombeiros)
– Conjunto Palmeiras
Endereço: Av. Castelo de Castro, 2842 (ao lado do posto de saúde Evandro Ayres de Moura)
– Granja Portugal
Endereço: Rua Humberto Lomeu, 1120 (próximo ao CRAS)