- Publicidade -

Projeto viabiliza reuso de embalagens metalizadas

Projeto foi desenvolvido com TCC por alunos da Engenharia de Materiais da Fundação Santo André e promove o estabelecimento de uma economia mais sustentável.

Estudantes do curso de Engenharia de Materiais do Centro Universitário da FSA desenvolveram  projeto de conclusão de curso voltado para a redução do volume de descarte nos aterros sanitários, com foco nas embalagens metalizadas flexíveis de BOPP (Polipropileno bi-orientado e Alumínio) usadas em grande escala em alimentos industrializados devido à versatilidade de impressão, capacidade de proteção contra agentes externos e também ao baixo custo.

- Publicidade -

Depois de dois anos de pesquisas e testes, o grupo desenvolveu método de separação química das películas plástica e metálica de embalagens pós-consumo com a finalidade de reaproveitamento desses materiais separadamente.

Pelo caráter inovador, a descoberta rendeu ao projeto o certificado de Primeiro Melhor Trabalho entre os inscritos no Seminário de Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos 2017, promovido pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP.

As amostras de BOPP separadas passaram por verificações analíticas nas quais se constatou a ausência de alterações nas propriedades físico-químicas do material após separação, o que viabiliza e amplia o potencial de reutilização em diversas aplicações, e até mesmo o retorno como matéria-prima.

A principal conclusão do projeto é que essa prática contribui para a redução do volume de material descartado em aterros sanitários, reduzindo-se assim a contaminação dos solos com materiais não orgânicos e promovendo o estabelecimento de uma economia mais sustentável.

- Publicidade -