- Publicidade -

Hostel na Ilha Anchieta tem sistema inovador de tratamento de água

Unindo o turismo e a preservação ambiental, Green Haven Hostel garante efluentes retornem ao ambiente sem impacto

Ilha Anchieta
Hostel quer oferecer experiência de conexão com a natureza com o menor impacto ambiental. Foto: Green Haven Hostel

Localizado em uma das mais importantes Unidades de Conservação Ambiental do Estado de São Paulo, o Green Haven Ilha Anchieta oferece a chance de conexão com a natureza, sendo a única ilha a oferecer serviços de hospedagem em Ubatuba, cidade do litoral norte paulista.

- Publicidade -

Segundo os gestores do hostel, um dos objetivos é mostrar aos visitantes que é possível ter uma vivência integrada à natureza de forma respeitosa, combinando a preservação e o cuidado com turismo.

Ilha Anchieta
A Ilha Anchieta é uma Unidade de Conservação Ambiental. Foto: Green Haven Hostel

Além do uso de energia solar para abastecer as duas casas onde os hóspedes são recebidos, o Green Haven Ilha Anchieta implementou um sistema avançado de tratamento de água e esgoto. O novo sistema foi projetado em parceria com a Ergon Serviços de Tratamento de Águas e Efluentes para atender a capacidade máxima do parque, que acolhe até 1020 pessoas, garantindo a conformidade com as normas ambientais.

O tratamento de efluentes passa por um processo que envolve reatores anaeróbicos e um sistema enzimático com injeção de bactérias e enzimas, responsáveis pela degradação de resíduos orgânicos e redução da carga poluente.

tratamento de água hostel Ilha Anchieta
Foto: Green Haven Hostel

“A nossa Estação de Tratamento de Efluentes utiliza processos físicos, químicos e biológicos para remover todas as cargas poluentes do esgoto, garantindo que o produto final retorne ao ambiente em total conformidade com os rigorosos padrões exigidos pela legislação ambiental. Dessa forma, garantimos que a água utilizada em nossas atividades seja devolvida limpa e segura para o ecossistema”, explica Vinicius Fiore, gestor do Green Haven Group.

- Publicidade -

Segundo Robson Rojas Romero, fundador da Ergon, o sistema inclui uma etapa crucial de tratamento em uma caixa de sumidouro, que mede 4 metros de comprimento, 3 de largura e 3 de profundidade, onde a água tratada é injetada de volta ao solo, respeitando o ciclo natural. “Esse método foi escolhido após cuidadosa avaliação de alternativas que pudessem causar menor impacto ambiental. A escolha garante a melhor experiência para os visitantes e também preserva a integridade do ecossistema da ilha”, diz Robson.

Ilha Anchieta
Construções na Ilha Anchieta, onde antes existia um presídio. Foto: Green Haven Hostel

A adoção desta tecnologia representa um marco importante para a região, demonstrando que é possível aliar turismo, sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Para a busca por um sistema de tratamento ideal para a manutenção do bioma e o bem-estar de todos sempre foi primordial. “O Green Haven Ilha Anchieta quer ser um exemplo a ser seguido no setor, mostrando que o respeito ao meio ambiente deve ser um pilar fundamental na gestão de áreas de conservação”, completa Vinicius.

- Publicidade -
hostel Ilha Anchieta
Casa que recebe os turistas na Ilha Anchieta. Foto: Green Haven Hostel

Green Haven Ilha Anchieta

A integração com a natureza e a valorização da cultura caiçara estão entre os diferenciais do hostel. O projeto foi pensado para garantir uma imersão na história e culturas locais, promovendo o diálogo entre a comunidade tradicional e o turismo.

Para mais informações, acesse o site greenhavenilhaanchieta.com.br.

Um dos quartos disponíveis para hospedagem na Ilha Anchieta
Um dos quartos disponíveis para hospedagem na Ilha Anchieta. Foto: Green Haven Hostel