O que é Turismo Sustentável?
Com o turismo sustentável, sua viagem faz bem para você, para a comunidade que te recebe e para o planeta
Com o turismo sustentável, sua viagem faz bem para você, para a comunidade que te recebe e para o planeta
Viagem precisa fazer bem para todo mundo: para quem viaja, para quem recebe e para o planeta – e isso se torna ainda mais verdadeiro em um mundo pós-pandemia, no qual o turismo sustentável não é apenas uma opção, mas uma necessidade cada vez mais urgente e uma demanda cada vez maior entre os consumidores.
De acordo com uma pesquisa realizada pela iStock, quatro em cada dez pessoas (40%) disseram que o turismo sustentável é mais importante agora do que antes da pandemia.
Esta evidência também surge em outro estudo, conduzida pela plataforma Booking, no qual 90% dos entrevistados brasileiros afirmaram que pretendem viajar de forma ecologicamente correta nos próximos 12 meses: 86% dizem que estão mais propensos a escolher uma acomodação sustentável e 65% reconhecem que os esforços feitos por acomodações e provedores de transporte em prol do meio ambiente têm um grande papel na hora de decidirem contratar esses serviços.
Dentro do cenário nacional, o papel do turismo é particularmente estratégico para a geração de empregos e o combate à desigualdade. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), dos 20 municípios que tiveram a maior taxa de expansão do mercado de trabalho formal, no período de junho de 2020 a fevereiro de 2022, metade deles tem o turismo como uma de suas principais atividades econômicas.
Todas essas informações convergem para uma certeza: o turismo sustentável é uma realidade e uma prioridade, o que é estabelecido inclusive nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial do Turismo (OMT). Em seu item 8.9, o documento estabelece a meta de, “até 2030, elaborar e implementar políticas para promover o turismo sustentável, que gera empregos e promove a cultura e os produtos locais”.
Para isso, precisamos compreender o que é o turismo sustentável e como é possível identificar e apoiar iniciativas dentro desta atividade.
O turismo sustentável é aquele que se baseia no tripé da sustentabilidade: ambiental, social e financeiro. Consiste em viagens e outras atividades turísticas que respeitam a cultura, o meio ambiente e as pessoas dos lugares visitados. Preserva tradições locais e a natureza, deixando o protagonismo às comunidades residentes.
Em outras palavras: faz uso dos recursos naturais e humanos de forma consciente e responsável, buscando sempre gerar impactos positivos nas regiões onde é realizado.
Dentre as ações voltadas à questão ambiental, podemos citar:
Em relação à sustentabilidade social, alguns exemplos de ações que podem ser adotadas pelo turismo sustentável são:
Por fim, no que diz respeito à sustentabilidade financeira, o turismo deve ter como prática:
Com o tema da sustentabilidade e do ESG (sigla em inglês que indica a adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança) em alta, surge um novo tipo de problema: o “greenwashing”.
“Greenwashing” (“lavagem verde” em uma tradução livre) faz referência a indivíduos, empresas ou governos que adotam um discurso sustentável em relação a um produto, serviço ou mesmo às próprias atividades, a fim de melhorar a sua imagem perante a opinião pública, sem que isso se reflita em ações e resultados práticos.
Felizmente, existem maneiras de identificar se uma instituição está cometendo “greenwashing”. Dentro do turismo sustentável, algumas dessas iniciativas são:
Praticar o turismo sustentável não é apenas uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente e apoiar comunidades locais. Trata-se de uma experiência transformadora, que oferece uma série de benefícios ao viajante, dentre os quais estão:
O Brasil é um país com dimensões continentais, a maior biodiversidade, a maior floresta tropical e a maior quantidade de água doce do planeta. Conta ainda com uma extensa costa litorânea e biomas que vão dos pampas à Amazônia, passando por Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal, cada um com uma infinidade de atrativos naturais.
Em paralelo, o Brasil também conta com uma série de comunidades tradicionais – como diferentes etnias indígenas, quilombolas, ribeirinhas, sertanejas e caiçaras – cada qual com sua cultura própria, rica em arte, música, dança, culinária e religiosidade.
No entanto, uma enorme parcela do mundo e até mesmo dos próprios habitantes ainda limita o Brasil ao estereótipo do país do “carnaval e futebol”, com imagens restritas a este esporte, ao samba e às praias.
A Vivalá é um negócio social que atua para mudar essa condição e transformar o país na maior potência de turismo sustentável do planeta, confiando no potencial do Brasil e dos brasileiros. Desde 2017, promovemos Expedições de Turismo Sustentável no Brasil, sempre em áreas protegidas – como terras indígenas, parques nacionais e reservas de desenvolvimento sustentável – e em parceria com comunidades tradicionais.
As Expedições de Turismo Sustentável são experiências de muita conexão com a natureza e imersão nas culturas locais, que proporcionam experiências autênticas nas quais os viajantes podem “furar a bolha”, vivenciar outras realidades, ampliar sua consciência socioambiental e, com isso, ressignificar sua relação com o Brasil.
Alguns dos destinos das Expedições Vivalá são:
Os relatos mostram como as pessoas voltam para casa transformadas após uma Expedição, com sentimentos de felicidade genuína, bem-estar, gratidão e propósito.
Já em relação às comunidades, os benefícios são ainda mais fáceis de serem mensurados, com números muito expressivos: até o final de 2022, realizamos mais de 100 expedições em grupo com mais de 1.500 viajantes de 11 países, somando mais de 8 mil horas de voluntariado, além de termos injetado mais de R$ 1,5 milhão em economias locais através da compra de serviços de base comunitária. Mantemos em nosso site os indicadores de impacto atualizados.
As Expedições Vivalá têm como principais eixos o Turismo de Base Comunitária – TBC e o Volunturismo.
O Turismo de Base Comunitária – TBC é aquele que traz as comunidades locais como protagonistas das atividades, agregando valor à experiência do viajante e impulsionando as economias da região, a partir da geração de emprego e renda, além de preservar e valorizar a cultura, a religiosidade e os saberes tradicionais.
Alguns exemplos de atrativos do Turismo de Base Comunitária são:
O TBC também prioriza o uso da infraestrutura e da rede de serviços locais, como hospedagens, refeições, guias e transportes das próprias comunidades onde é realizado.
Já o Volunturismo é a junção do TBC com trabalho voluntário em parte da viagem. Dessa forma, o viajante tem acesso a uma experiência ainda mais imersiva, estando em contato direto com a cultura, o ritmo, o dia-a-dia e os afazeres da comunidade.
Além do TBC e do Volunturismo, também contamos com outras frentes de atuação dentro do Turismo Sustentável, como o TBC de Aventura (Expedições que combinam o Turismo de Base Comunitária com o turismo de aventura), e a Vivalá Educação, a partir da qual promovemos experiências sob medida para escolas, com o intuito de somar na formação socioambiental da próxima geração.
Por sua atuação com turismo sustentável, a Vivalá recebeu diversos prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais em sua trajetória, sendo convidada para compor a rede Young Leaders of Américas do Departamento de Estado Americano, premiada dois anos consecutivos como uma das organizações mais sustentáveis do Brasil pela ONU, Organização Mundial do Turismo e Braztoa, além de ter sido escolhida pela Fundação Grupo Boticário, Aceleradora 100+ da Ambev e PPA, e iniciativa global da Yunus & Youth para fazer parte de seus programas de aceleração para negócios de impacto socioambiental.
No início de 2023, a Vivalá se tornou carbono neutro após um trabalho de mensuração das emissões de dióxido de carbono durante nossas atividades no ano anterior. A compensação foi feita junto ao projeto REDD+ Jari Amapá, uma parceria da Biofílica Ambipar Environment e o Grupo Jari (Jari Celulose e a Fundação Jari) que tem como objetivo a geração de créditos de carbono para a promoção da conservação florestal, beneficiando o clima, a biodiversidade e as comunidades da região de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, ambos no Amapá. Para verificar o registro da Vivalá, na plataforma Verra Registry, clique aqui.
Este texto foi escrito por Daniel Cabrera, cofundador e diretor-executivo da Vivalá