- Publicidade -

Catarina Mina inaugura primeira loja na capital paulista

Criada para gerar impacto social, a marca tem compromisso com o artesanato brasileiro e com o protagonismo de artesãs cearenses

Catarina Mina vestido bolsa crochê
Foto: Catarina Mina

A marca cearense Catarina Mina celebra duas importantes estreias em abril de 2024: o primeiro desfile na SPFW e a abertura da sua primeira loja física na cidade de São Paulo. Reconhecida por seu compromisso com o artesanato brasileiro, há 18 anos a marca trabalha em estreita colaboração com artistas locais, promovendo a valorização e preservação do artesanato por meio do protagonismo e empreendedorismo das artesãs cearenses.

- Publicidade -

Combinando habilidades tradicionais e um design contemporâneo, as peças contam histórias e celebram a autenticidade cultural do Nordeste, fortalecendo a produção de vestíveis para além dos tradicionais acessórios e jóias.

Catarina MIna
Fotos: Catarina Mina

Criada com o propósito de provocar impacto social, a marca tornou-se membra do Pacto Global da ONU, assumindo um compromisso tangível com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com um foco especial na erradicação da pobreza (ODS 1), redução das desigualdades (ODS 10), igualdade de gênero (ODS 5) e produção e consumo responsáveis (ODS 12), Catarina Mina representa um exemplo de como a moda pode ser uma força para o bem.

“A abertura desta loja em São Paulo é uma celebração não apenas do nosso trabalho, mas principalmente das artesãs que tornam tudo isso possível. Não existe artesanato sem artesã, e é com profundo respeito e admiração por essas mulheres que damos este próximo passo em nossa jornada”, afirma Celina Hissa, fundadora da marca.

catarina minna crochê
Foto: Catarina Mina

Desde 2022, a equipe da Célula de Impacto Positivo, núcleo responsável pela coleta de dados, números e histórias de todos os projetos da marca, vem analisando o impacto positivo das ações da Catarina Mina em comunidades do Ceará.

- Publicidade -

Com uma rede composta por 31 comunidades e 450 artesãs, sendo 99% mulheres, muitas delas mães (92,4%) e avós (38,2%), em seus métodos de trabalho envolve também designers, e com isso sustenta e valoriza junto aos consumidores a longevidade do saber artesanal. Assim, Catarina Mina gera renda e garante a liberdade e autonomia financeira às famílias dessas mulheres.

catarina mina artesanato
Fotos: Catarina Mina

Para apresentar sua rede de artesãs ao público final de modo a que sejam reconhecidos os seus trabalhos, as peças da Catarina Mina têm como característica trazer um QR Code anexado à etiqueta, com informação da identidade da artesã responsável pela criação, bem como sua localização geográfica no mapa.

“A gente trabalha para a gente mesmo, de casa, é bem mais prático. Ainda mais quando a gente tem o incentivo financeiro, e também como pessoa, porque essas parcerias nos incentivam como pessoa, nos fortalecem como artesãs”, conta Valderina, artesã de 21 anos de Aracatiaçu, Sobral.

- Publicidade -
artesanato
Foto: Catarina Mina

Nova loja e nova coleção

Localizada na Rua Mateus Grou, 513, em Pinheiros, a inauguração da nova loja está marcada para o dia 18 de abril, a partir das 14h. O novo espaço recebe peças exclusivas, incluindo a coleção Guardiãs da Memória, diretamente da passarela do maior e mais importante evento de moda do Brasil e da América Latina.

Catarina Mina
Peças da coleção Guardiãs da Memória. Fotos: Catarina Mina

Guardiãs da Memória é sobre transgeracionalidade, identidade, excelência e valorização. É também sobre autenticidade, design, vestimenta, moda. A coleção é formada por peças que preservam a autenticidade do Nordeste brasileiro.

Confira a estreia da marca no São Paulo Fashion Week: