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Montanhas de roupas no Atacama viram passarela para alerta

Desfile em pilhas de roupas abandonadas foi organizado para chamar a atenção sobre o impacto ambiental e social da indústria da moda

desfile de moda no Atacama
Modelo posa na montanha de roupas descartadas no lixão do Atacama, no Chile: mais de 59 mil toneladas de peças vindas em grande parte da indústria fast fashion. Foto: Mauricio Nahas

Na cidade de Alto Hospício, nos arreadores do Deserto do Atacama, no Chile, roupas descartadas formam uma enorme montanha de cerca de 60 mil toneladas de peças, entre sapatos, camisetas, casacos, vestidos e outros trajes. Já é possível ver esta montanha de roupas do espaço, em imagens de satélite. Este foi o cenário para uma ação da ONG Desierto Vestido sobre a urgência em mudar os rumos da indústria e do consumo de moda no mundo.

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Com apoio da Fashion Revolution e do Instituto Febre, a Atacama Fashion Week é alerta social e ambiental que mostra os perigos do consumo e produção desenfreados de itens por tendências de moda.

“Estamos aqui todos os dias do ano, nessa luta difícil. E, dia após dia, vemos o problema se agravar. Precisávamos promover algo grandioso para chamar a atenção de todos os agentes do problema para discutirmos uma solução. O Atacama não pode mais esperar”, ressalta Ángela Astudillo, co-fundadora da Desierto Vestido, organização sem fins lucrativos dedicada à reciclagem de têxteis.

desfile roupas atacama
Foto: Mauricio Nahas

A real dimensão deste problema é bem conhecida, mas as ações para combater esta realidade não têm a mesma proporção. Para chamar a atenção, a ONG escolheu um evento similar às famosas semanas de moda realizadas em Paris, Milão, São Paulo e Londres. O Atacama Fashion Week promoveu um desfile de moda em pleno lixão do Atacama, com modelos vestindo looks feitos por produtores a partir de roupas despejadas no local.

Junto da ação na passarela, tem um editorial fotográfico assinado por Mauricio Nahas, fotógrafo premiado, com mais de 30 anos de carreira. A campanha marcará presença na América do Sul, EUA e Europa.

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O desfile está disponível no site oficial da ação Atacama Fashion Week, com comentários de influenciadores de moda, comportamento e sustentabilidade. O site traz ainda dados atualizados sobre a causa, e aponta caminhos para a população em geral colaborar. Os conteúdos trazem códigos do mundo fashion como forma de chamar a atenção de diversos setores da sociedade.

desfile roupas atacama
Foto: Mauricio Nahas

“Ao mesmo tempo que podemos ver uma foto no espaço, o cemitério de roupas é uma problemática ainda muito silenciosa. São lotes de peças de baixa qualidade ou danificadas, herdadas do mercado ‘fast fashion’ dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia. A maioria das peças leva até 200 anos para se desintegrar. A emergência é climática, também.”, completa Astudillo.

Desafios globais

Para evitar o aumento de 1,5ºC e o agravamento da crise climática, o setor da moda terá que reduzir suas emissões pela metade até 2030, de acordo com informações publicadas no site do instituto Febre, organização voltada à justiça climática para as mulheres da moda e apoiadora do projeto.

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“Mesmo com todos os seus impactos, o setor da moda não é incluído com sua devida responsabilidade na agenda política quando se trata de abordar a crise climática”, completa Eloisa Artuso, confundadora do Instituto Febre.

A iniciativa também traz holofote a um problema recorrente no Deserto do Atacama: queimas clandestinas são realizadas nos montantes de roupas, que eventualmente também são enterradas no local.

desfile atacama
Foto: Mauricio Nahas

“É crucial uma mudança sistêmica na indústria da moda, e como cidadãos, todos temos um papel a desempenhar. Das marcas, queremos a responsabilização e compromissos robustos. Dos governos, a missão é reivindicar políticas públicas e fiscalizações. Com a sociedade civil, o nosso papel é disseminar informações e impulsionar ações de mobilização”, destaca Fernanda Simon, diretora executiva do Fashion Revolution Brasil, organização brasileira do maior movimento ativista da moda no mundo.

A rede de parceiros do Atacama Fashion Week conta também com o apoio da agência Artplan, que desenvolveu toda a concepção criativa do projeto e da produtora de vídeo Sugarcane Filmes.