- Publicidade -

Resíduos gerados nos Estúdios Globo viram brinquedos

Materiais de diferentes produções ganham nova vida e vão ajudar a fazer um Natal mais feliz para crianças de diferentes projetos

brinquedos feitos com resíduos dos Estúdios Globo
Foram reaproveitados resíduos têxteis, madeira e outros materiais. Foto: Paulo Barros

Os resíduos gerados em diferentes produções dos Estúdios Globo, ao longo de 2023, vão ganhar nova vida e fazer mais feliz o Natal de muitas crianças. Tampinhas de garrafa PET e lacres de latas de alumínio coletados nos Estúdios Globo viraram cadeiras de rodas doadas para a Associação One by One, instituição que se dedica a proporcionar inclusão social para famílias com crianças com deficiência física, motora ou neurológica.  Resíduos de outros materiais foram reaproveitados e se transformaram em brinquedos que serão entregues para as crianças da Instituição.

- Publicidade -

Outra associação beneficiada é a Origem Amorim, também do Rio de Janeiro. Com ações de economia circular e reciclagem de resíduos da companhia, retalhos dos figurinos viraram vestidos, roupas de princesa, fantasias de caçador e bonecas de pano, confeccionados pelas costureiras dos Estúdios Globo. Ao todo, 250 peças serão entregues para as crianças da instituição.

A ONG tem uma relação histórica com a Globo, com a produção de brindes sustentáveis confeccionados com resíduos materiais dos Estúdios Globo, além da realização de bazares com trajes usados nas produções, tendo a verba revertida integralmente para a associação.

Árvores de Natal sustentáveis

árvore de Natal Globo
Àrvore de Natal Sustentável nos Estúdios Globo. Foto: Léo Rosário

A sustentabilidade também está presente na decoração dos Estúdios Globo. Duas árvores de Natal, de três metros de altura cada, foram construídas com materiais usados ao longo de 2023.  A estrutura em madeira foi pensada para reaproveitar o máximo de resíduos, e a decoração foi feita com 200 latas de tinta que seriam descartadas pela equipe de cenografia e iluminação em LED, para reduzir o gasto de energia.

Jornada ESG

Em comunicado enviado à imprensa a companhia afirma que estas iniciativas reforçam a ideia de que, para a Globo, sua Jornada ESG não é apenas sobre a empresa. Sua atuação têm o potencial de, diariamente, convidar as pessoas a refletirem sobre a importância de um mundo mais sustentável no presente e, especialmente, para as gerações futuras.

- Publicidade -

Em 2023 a Globo conquistou o prêmio de ‘Melhor Relatório de Sustentabilidade,’ no Corporate Star Awards. A premiação que reconhece as melhores práticas corporativas em sustentabilidade e aconteceu em setembro deste ano,  na Holanda, durante o International Broadcasting Convention – IBC 2023, que reúne a indústria global de mídia, entretenimento e tecnologia.

sustentabilidade rede globo
Foto: Reprodução

“A agenda ESG da Globo, que nasce oficialmente em 2022, reflete a atuação responsável que a empresa tem desde a sua fundação. Essa agenda não é sobre a Globo, mas sobre a contribuição que a empresa pode dar com o desenvolvimento da nossa sociedade e com o futuro do nosso país”, afirmou Manuel Belmar, diretor geral de Finanças, Jurídico e Infraestrutura da Globo.

Além da categoria Melhor Relatório de Sustentabilidade, a Globo concorreu ainda em outras três categorias: Melhor Iniciativa de Melhoria da Pegada de Carbono, Projeto Filantrópico (por Criança Esperança), Melhor campanha para melhorar o treinamento e a educação (por Movimento LED).

- Publicidade -

A Agenda ESG da Globo está conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e aos princípios do Pacto Global, do qual a empresa é signatária, ambos da ONU. A empresa é Carbono Neutro desde 2019 e em 2022 tornou-se a primeira companhia brasileira do setor de mídia e comunicação a obter o Selo Ouro do Programa Brasileiro de emissões GHG no inventário completo de emissão de GEE. A meta da empresa é reduzir as emissões de GEE em 30% até 2030.

Para conferir o relatório de sustentabilidade e as ações da jornada ESG da Globo clique AQUI.

sustentabilidade globo
Imagem: Reprodução