- Publicidade -

Guia de Produções Verdes vai orientar trabalho na Globo

‘Pantanal’ foi o ponto de partida para o desenvolvimento do Guia com requisitos e boas práticas ambientais para todas as produções

novela pantanal rede globo
José Leôncio ( Marcos Palmeira ) e Filó ( Dira Paes ), personagens da novela Pantanal. Foto: João Miguel Júnior

As produções dos Estúdios Globo envolvem uma infinidade de gente, material, recursos e áreas envolvidas – cenografia, arte, tecnologia, produção, suprimentos, caracterização e figurino são alguns exemplos. E para que todo este trabalho se torne cada vez mais sustentável, a Globo lançou o Guia de Produções Verdes, com boas práticas sustentáveis para as diversas produções da empresa.

- Publicidade -

O lançamento está alinhado com a Agenda ESG 2030 da empresa. Em 2022, uma cartilha de gestão ambiental, versão piloto do Guia, orientou os trabalhos da equipe da novela ‘Pantanal’, passo fundamental para a definição do material, que passa a ser utilizado pelas equipes de todas as novelas, séries e programas de variedades produzidos pelos Estúdios Globo, para todas as telas e plataformas da empresa.

“O lançamento e adoção do Guia de Produções Verdes reitera nosso compromisso histórico de proteção ao meio ambiente. Está alinhado, também, ao nosso papel de sermos protagonistas na busca por melhores práticas, em nossas instalações e atuação no mercado audiovisual brasileiro, ao implementar ações que preservam os recursos naturais. Movimento que entendemos ser capaz de motivar mudanças efetivas na nossa indústria, além de fomentar discussões relevantes junto à toda cadeia de produção”, afirma Maurício Gonzalez, diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Globo.

novela pantanal
Novela Pantanal. Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Renato Góes). Foto: João Miguel Junior

Pantanal

O time responsável pela novela Pantanal se orientou desde o início dos trabalhos pela versão piloto do Guia, com foco em reduzir os impactos das gravações na região. “Diante da realidade local, seria impraticável gravar uma novela sem todo o cuidado ao meio ambiente e ao bioma. O guia nasceu com a função orientativa às produções, mas, acima de tudo, como um instrumento de mudança de padrões de comportamento”, explica Luciana Monteiro, produtora dos Estúdios Globo. Ao longo do processo, as equipes preenchiam formulários para mensurar impactos.

“A partir dessa experiência positiva, criamos uma ferramenta para acompanhar como e quais ações de sustentabilidade são implementadas na produção de cada produto dos Estúdios Globo”, sintetiza Luciana. O próximo passo é o lançamento de um aplicativo, em que as produções poderão incluir as informações de maneira automatizada, criando um grande acervo de boas práticas.

- Publicidade -
novela pantanal Juma e Jove
Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuita Barbosa), personagens da novela Pantanal. Foto: João Miguel Júnior

Orientações colocadas em prática

Também como parte do processo de implementação do Guia de Produções Verdes, equipes de diferentes produções também seguiram as orientações do material. O ‘Big Brother Brasil 23’, por exemplo, atingiu um índice de 83% do total de resíduos reciclados ou reutilizados, somando 125 toneladas de insumos como madeira, entulho e lonas, cuja maioria foi doada ou vendida para cooperativas de reciclagem no Rio de Janeiro. Os programas ‘No Limite 22’ e ‘No Limite – Amazônia’ e as séries ‘Os Outros’ e ‘Justiça 2’ também já foram produzidos seguindo as premissas do material.

Diversas etapas do processo de produção estão contempladas no Guia de Produções Verdes. Na cenografia, por exemplo, é indicada a implantação de estação de segregação de resíduos em obras de cidades cenográficas; os projetos devem priorizar os cenários multiuso, minimizando a necessidade de novas construções e toda a iluminação cenotécnica deve ser de LED.

estúdio BBB
Casa BBB23. Foto: Paulo Belotte

No figurino, a preferência é por roupas com fibras naturais ou orgânicas, ou peças feitas com tecidos reciclados e não é permitido imprimir fotos de continuidade. Na caracterização, produtos biodegradáveis são priorizados e materiais descartáveis estão sendo substituídos por similares ecológicos. A preocupação com o meio ambiente segue até o término das produções. No processo de desprodução, é mandatório realizar o descarte correto dos resíduos e a orientação é que os materiais sejam disponibilizados para as próximas atrações.

- Publicidade -

“A economia circular é um assunto constante, atualmente, 80% dos resíduos foram para cadeia de circularidade. Em 2022, com esse foco, gerenciamos mais de 7 mil toneladas de resíduos, o que representa uma cidade de 15 mil habitantes’, sintetiza Maurício Gonzalez, diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Globo.

Atualmente, as produções da novela ‘Renascer’ e dos programas ‘Sobre Nós Dois’, ‘Encontro com Patrícia Poeta’, ‘Pipoca da Ivete’, ‘Domingão com Huck’ e ‘É de Casa’ já adotam as medidas. A meta é que até o final deste ano, 100% das produções apliquem as premissas do Guia e, a partir de 2024, todas sejam mensuradas, com apoio do aplicativo, para ganharem um ‘Selo Verde’ ao seguirem todas as orientações propostas.

Globo série Os Outros
Wando (Milhem Cortaz), Mila (Maeve Jinkings), Rogerio (Paulo Mendes), Cibele (Adriana Esteves), Amâncio (Thomás Aquino) e Marcinho (Antonio Haddad), elenco de Os Outros. Foto: Paulo Belotte

Logística reversa no sportv

Alinhado às ações sociais e de sustentabilidade da Globo, o canal esportivo sportv transformou todos os uniformes antigos, descontinuados após o reposicionamento e mudança de marca do canal, em novos produtos esportivos. Com suporte da ‘Menos é Mais’, plataforma da emissora voltada para ações de consumo consciente, 1300 camisas foram destinadas a dois projetos capazes de fazer essa produção: na Ciclo Reverso, do Rio Grande do Sul, os uniformes se tornaram 300 redes para cestas de basquete; na Pipa Social, do Rio de Janeiro, foram produzidas 500 bolsas esportivas. Os itens hoje beneficiam nove instituições. Mais detalhes da ação serão compartilhados nas redes sociais e nos intervalos comerciais do sportv.

 

“Nosso desafio era ressignificar esses uniformes, transformando-os em produtos que seguissem a cadeia sustentável e ainda dialogassem com o esporte. Poder contribuir para que esse ciclo se renove, transformando a vida de pessoas que, assim como nós, estão conectadas ao esporte e todos os benefícios que ele representa, traz ainda mais propósito ao nosso negócio’, comenta Julia Censi, Gerente de Marketing dos Canais Esportivos da Globo.

uniformes sportv
Uniformes do sportv foram transformados. Foto: Divulgação | Globo

A economia circular é um dos pilares das ações ambientais da Globo. Entre as iniciativas, somente em 2022, a Fábrica de Cenários e Produção de Figurinos dos Estúdios Globo doou 251,6 kg de tecido para instituições que realizam capacitação de costureiras e produção de novos produtos. Dentre tecidos, equipamentos de tecnologia e outros itens, como mobiliários, foram doadas 260 toneladas de materiais

Estúdios Globo

Os Estúdios Globo, inaugurados em 1995, tem um projeto sustentável, com tratamento de água, uso de energia renovável, reutilização de resíduos e com 70% de área preservada com espécies da Mata Atlântica – de um total de 1,73 milhões de metros ocupados. Atualmente, o consumo de energia é equivalente ao de uma cidade de 90 mil habitantes e 99% desse consumo vem de fontes renováveis, incluindo cerca de 1.2 MWp de potência instalada em plantas fotovoltaicas. Além disso, 100% dos efluentes sanitários e industriais são tratados e os veículos internos de transporte foram substituídos por jardineiras elétricas.

energia solar estúdios globo
Foto: Divulgação | Globo

Com a economia circular como um dos pilares das ações ambientais, a destinação de resíduos foi reduzida de 76%, em 2019, para 20%, em 2023. A Globo tem como meta ser uma empresa Aterro Zero até 2030. Em 2022, a Fábrica de Cenários e Produção de Figurinos doou 251,6 kg de tecido para instituições que realizam capacitação de costureiras e produção de novos produtos. Dentre tecidos, equipamentos de tecnologia e mobiliários, entre outros, foram doadas 260 toneladas de materiais.