- Publicidade -

Jovem cria programa que reaproveita peças e doa kits de LEGO

Com uma equipe de voluntários, a Pass The Bricks já coletou e limpou cerca de 500kg de peças e doou mais de 3 mil kits de LEGO

Passa The Bricks reaproveita peças de Lego
Charlie brinca com LEGO desde os 4 anos e decidiu dar esta oportunidade para outras crianças. Foto: Pass The Bricks

Entre os brinquedos, alguns atravessam gerações e seguem com sua popularidade sempre em alta. Um exemplo, é o famoso LEGO, com suas peças que podem construir aquilo que a imaginação mandar – e esse pode ser o segredo do sucesso, já que as mesmas peças podem dar origem a muitas coisas.

- Publicidade -

Charlie Jeffers é um adolescente americano que vive na Califórnia e brinca com LEGO desde os 4 anos. Fã das peças e suas possibilidades, Charlie conta que o brinquedo o ajudou aprender conceitos de matemática e engenharia e como ser focado, flexível e criativo.

Consciente de que, infelizmente, muitas crianças não têm acesso a este produto, perdendo uma chance de desenvolver brincando, Charlie decidiu colocar uma ótima ideia em prática: iria coletar peças de LEGO que já não estavam mais sendo usadas, restaurar cada uma delas e montar kits para crianças que não podem pagar pelo brinquedo.

criança brinca de lego
Foto: Kelly Sikkema | Unsplash

Com isso, ele também estaria resolvendo um outro problema que é a destinação correta. O LEGO é feito de plástico, um material que ameaça ecossistemas de todo o planeta e a saúde humana.

Foi assim que este aluno da Redwood High School, em Marin County, Califórnia, criou o Pass the Bricks (Passe os Blocos) em 2020 com uma equipe de voluntários. Desde então, milhares de peças de LEGO usadas vêm sendo transformadas em novos conjuntos originais para crianças em comunidades vulneráveis.

- Publicidade -
programa reaproveita LEGO
Charlie entre as peças recuperadas e os kits prontos para doação. Foto: Pass The Bricks

Pass the Bricks tem um modelo de programa aberto com quatro etapas principais: coletar peças LEGO usadas, higienizá-las e classificá-las, criar novos conjuntos com as peças usadas e entregar os conjuntos para crianças que não poderiam comprar o brinquedo.

A equipe distribui os conjuntos para crianças diretamente ou por meio de parcerias com 11 organizações sem fins lucrativos, como a Boys and Girls Club of America que recebe 50 kits de LEGO por mês.

Até o momento, a Pass The Bricks já entregou mais de 3.055 conjuntos, que chegaram para crianças americanas e de outros países. “Há alguns anos, enviamos nossas peças de Lego para o Equador junto com a escola de ensino médio do meu filho. Adoro pensar nas crianças brincando com eles”, disse Paola, uma vizinha de Jeffers que contribuiu para o projeto.

- Publicidade -
peças de lego
Foto: Xavi Cabrera | Unsplash

Com mais de 20 voluntários, Charlie conseguiu ampliar o programa em para comunidades em São Francisco, Marin County, Portland, Austin, DC, Richmond e Los Angeles, e agora está procurando ampliar ainda mais o programa para criar o máximo impacto possível.

Ele criou um modelo fácil de usar com instruções claras sobre como replicar a iniciativa. O seu objetivo final é uma mudança generalizada de comportamento para que cada peça LEGO tenha uma segunda vida e que o maior número possível de crianças tenha acesso a esta incrível ferramenta lúdica.

Nos Estados Unidos, é possível doar peças de LEGO para a iniciativa. Nos outros países, como no Brasil, esta boa ideia pode servir de inspiração, já que o brinquedo está presente em todo o mundo.

Gostou da ideia? Acompanhe a Pass The Bricks no Instagram.

bonecos de lego
Foto: Vlad Hilitanu | Unsplash