- Publicidade -

10 praias onde mar e rio se encontram em São Paulo

No Litoral Norte de São Paulo, dá para misturar mergulhos na água salgada do mar e na água doce de rios e cachoeiras

Barra do Sahy
Barra do Sahy. Foto: Divulgação | Circuito Litoral Norte

Banho de mar ou de rio? Quem mora no Brasil tem o privilégio de escolher entre praias, rios e cachoeiras incríveis, para se refrescar e se conectar com a natureza. E se for possível juntar um mergulho na água doce na água salgada em um único lugar? No Litoral Norte de São Paulo, as praias são lindas e, para melhorar, algumas ainda oferecem a chance de um banho de água doce logo ao lado do mar.

- Publicidade -

A Região Turística composta pelas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, é também um paraíso para quem gosta de um banho de água doce.

Nas cinco cidades do Circuito Litoral Norte de São Paulo, rios, praias e cachoeiras se encontram, oferecendo verdadeiros refúgios no meio da Mata Atlântica. Confira a seleção de praias em São Paulo onde é possível tomar um banho de água salgada e doce.

Praias com rio ou cachoeira

Praia de Itaguaré
Praia de Itaguaré. Foto: Diego Bachiega

Bertioga

1. Praia de Guaratuba

Situada entre os rios Guaratuba e Itaguaré, a praia tem mar aberto com águas cristalinas e calmas. A cerca de 20 quilômetros do centro da cidade, forma um cenário tranquilo ideal pra as famílias em seus oito quilômetros de faixa de areia.

2. Praia de Itaguaré

Também localizada a 20 quilômetros do centro de Bertioga, Itaguaré tem três quilômetros de extensão, integra o Parque Estadual da Restinga de Bertioga e se divide em duas por uma enorme falésia. Com mar de ondas fortes, indicado para surfistas, o lugar também oferece como atrativo o encontro do mar com o rio que dá nome à praia, onde é possível praticar canoagem ou stand up paddle.

- Publicidade -

Caraguatatuba

Praia de Capricórnio Caraguatatuba
Praia de Capricórnio. Foto: Divulgação | Circuito Litoral Norte

3. Praia da Mococa

Localizada entre as praias da Cocanha, ao sul, e Tabatinga, ao norte, a Mococa tem cerca de um quilômetro de extensão, conta com areias monazíticas (com uma concentração maior de minerais pesados) e mar calmo, ideal para banhistas e a prática do caiaque, que pode ser alugado no local. A costeira, próxima à foz do Rio Mococa, no lado norte da praia, é ideal para a prática de mergulho livre. Além disso, a praia da Mococa é também o local mais próximo da Ilha do Tamanduá, muito procurada por praticantes de pesca esportiva e mergulho livre.

4. Praia de Capricórnio/Lagoa Azul

A Praia de Capricórnio, ao norte de Caraguatatuba, oferece a oportunidade de aproveitar a água salgada e cristalina do mar, e também a água doce da Lagoa Azul. Banhada pela foz do Rio Jetuba, esse é um dos cartões-postais da cidade. A seis quilômetros do centro, a lagoa natural de água doce é separada do mar por bancos de areia branca que completam o cenário paradisíaco.

Ilhabela

Praia de Castelhanos Ilhabela
Praia de Castelhanos. Foto: Divulgação | Circuito Litoral Norte

5. Praia de Castelhanos

No lado leste, voltada a mar aberto, Castelhanos é a maior praia de Ilhabela, com aproximadamente 1,7 quilômetro de extensão. É ideal para o surfe, abriga uma comunidade caiçara, restaurantes, bares e campings rústicos, além de um ilhote e dois riachos que deságuam no mar. A praia é acessível apenas por meio de veículos 4×4, bicicletas e barcos.

- Publicidade -

6. Praia de Jabaquara

Distante 17 km do centro histórico, a praia é uma das mais famosas de Ilhabela. Seu acesso é fácil por terra ou mar. Sua faixa de areia pequena abriga dois riachos, sendo que um deles forma uma lagoa de água doce e fresca. Além disso, as águas cristalinas com tons turquesa e belas pedras do lado direito completam o cenário que podem ser vistos de cima a partir de um mirante logo na chegada.

São Sebastião

Barra do Sahy
Barra do Sahy. Foto: Divulgação | Circuito Litoral Norte

7. Praia de Barra do Una

Barra do Una, situada a 57 quilômetros do Centro Histórico de São Sebastião, reúne trilhas pela mata atlântica, rio que deságua no mar e águas cristalinas. A faixa de areia branca e águas claras atrai surfistas no lado sul e famílias com crianças na península esquerda, onde o Rio Una se encontra com o mar. Ali, caiçaras e visitantes tomam banho de água doce e praticam stand up paddle e caiaque.

8. Praia de Barra do Sahy

Com apenas 1,5 quilômetro de extensão, a praia de Barra do Sahy tem areia branca e fofa. Localizada a 46 quilômetros do Centro Histórico, fica entre as faixas de areia da Baleia e Praia Preta e é cercada pela Mata Atlântica. No canto direito da praia, há rochedos no mar que formam uma piscina natural, e, do outro lado, o rio Sahy.

Ali, no canto esquerdo da praia, há ainda a capela do bairro, implantada em local privilegiado, na margem esquerda do rio. Na foz do rio Sahy, há barcos de passeio que vão às Ilhas e Montão de Trigo.

Ubatuba

Praia da Puruba Ubatuba
Praia da Puruba. Foto: Renato Torres

9. Praia de Puruba

Na parte norte de Ubatuba, a praia se destaca pelo rio Puruba, que leva até a faixa de areia. Antes de chegar à praia de tombo de cerca de 1,5 quilômetro, é preciso atravessar o trecho de água doce. De manhã, quando a maré ainda está baixa, é possível fazê-lo caminhando, e na volta, quem não quiser tomar um banho de água doce pode atravessar de canoa, em serviço oferecido pela comunidade local.

10. Praia de Itamambuca

Também na parte norte da cidade, a praia é conhecida por ser um dos principais points dos surfistas nessa região. Porém, nem só os esportistas têm vez por lá. Situada dentro de um condomínio, com ampla estrutura de hospedagem e serviços, a praia conta ainda com uma piscina natural formada pelas águas do rio Itamambuca, famoso cartão postal regional.

Para saber mais sobre o Litoral Norte de São Paulo, acesse circuitolitoralnorte.tur.br.