- Publicidade -

Plataforma Green Your City planta micro floresta em São Paulo

Iniciativa da Heineken tem como meta entregar 19 bolsões verdes em cidades brasileiras até 2030 – Rio de Janeiro e SP já receberam as suas

floresta urbana na marginal tietê
Mais de 1020 árvores nativas da Mata Atlântica foram plantadas em bolsão verde da Marginal Tietê. Foto: Fresta Filmes

As cidades precisam de áreas verdes. Árvores, solos permeáveis e biodiversidade são fundamentais para a saúde de quem vive nos centros urbanos e para que estas áreas consigam diminuir e mitigar os efeitos dos eventos climáticos, cada vez mais intensos e comuns. Uma das metas da plataforma Green Your City, iniciativa da Heineken, é justamente ressignificar espaços urbanos e construir cidades cada vez mais sustentáveis. Com esse objetivo, a segunda minifloresta urbana da plataforma foi entregue na cidade de São Paulo.

- Publicidade -

No final de 2023, no dia 8 de dezembro, um bolsão verde localizado na Marginal Tietê, no encontro do rio Tietê com o rio Tamanduateí, onde a cidade começou a 500 anos atrás, recebeu mais de 1020 mudas de árvores de 96 espécies nativas do bioma da cidade, a Mata Atlântica. O plantio foi uma parceria entre a Heineken e o botânico e paisagista Ricardo Cardim, que faz parte do projeto desde seu início. Cardim tem a patente da metodologia Floresta de Bolso, que trabalha a harmonia entre natureza e grandes cidades ao mesmo tempo em que respeita a dinâmica original das florestas.

floresta urbana marginal tietê
Fotos: Fresta Filmes

O plantio da micro floresta paulistana foi feito por um mutirão voluntário, que contou com cerca de 60 pessoas. “Essa restauração da Mata Atlântica original da cidade de São Paulo junto a Heineken ocorre em um lugar emblemático para a metrópole de 22 milhões de habitantes, entre um dos seus maiores fluxos de veículos, no canteiro central da pista local e expressa da marginal Tietê. A nova Floresta de Bolso vai proporcionar benefícios ambientais por séculos, e é parte certamente da cidade verde que sonhamos”, afirma Ricardo.

floresta urbana marginal tietê
Foto: Fresta Filmes

A marca se comprometeu a plantar 19 microflorestas urbanas pelo país até 2030, criando bolsões verdes de alta densidade vegetal que prestam diversos serviços ambientais e contribuem para uma melhor qualidade de vida da população como diminuição da temperatura, poluição sonora, aumento da umidade do ar, filtragem de gases tóxicos e poluição do ar.

plantio floresta urbana
Foto: Fresta Filmes

A primeira microfloresta foi plantada no Rio de Janeiro, em 2022, como compromisso de entrega do Rock in Rio, onde 100% da cenografia da ativação da marca no festival era composta por vegetação do bioma da Mata Atlântica. Após o festival, as plantas foram todas replantadas em uma área de 1500m².

- Publicidade -
plantio floresta urbana
Fotos: Fresta Filmes

Além das microflorestas, os compromisso de Green Your City, envolvem outros pilares de cidades mais sustentáveis, economia circular e consumo responsável. Algumas delas já foram implementadas ao longo dessa jornada, como circularidade de vidro, copos reutilizáveis em festivais e abastecimento de casas, restaurantes e ativações com energia renovável.

Confira abaixo as quatro grandes metas de sustentabilidade da marca até 2030:

  • Energia Renovável: 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;
  • Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken® serão circulares até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, principalmente para as garrafas long necks, é um compromisso prioritário para a marca;
  • Microflorestas: Em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken® vai implantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes vão colaborar para a melhora de qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;
  • Consumo Responsável: Desde 2010 a Heineken® investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. O lançamento de Heineken 0.0 representa um forte incentivo para essa mudança de comportamento. E, até 2030, os esforços serão multiplicados para que nenhum consumidor assuma a direção de um carro após ingerir uma Heineken.

“Temos uma missão como marca de deixar um legado por onde passamos e trabalhamos. Com a plataforma Green Your City, mantemos o compromisso em ser uma marca sustentável ao longo dos próximos anos. É o nosso propósito construir um mundo mais verde e equilibrado. Mostrar ao mundo que podemos ter uma cabeça mais aberta para olharmos o tema sustentabilidade com leveza e entretenimento. E, com isso, fazemos esse convite para uma jornada mais verde” declara Beatrice Jordão, gerente sênior de marketing da Heineken no Brasil.

- Publicidade -
marginal tietê
Bolsão verde vai crescer em uma das áreas mais movimentadas de São Paulo. Foto: Fresta Filmes