Plataforma Green Your City planta micro floresta em São Paulo

Iniciativa da Heineken tem como meta entregar 19 bolsões verdes em cidades brasileiras até 2030 – Rio de Janeiro e SP já receberam as suas

floresta urbana na marginal tietê
Mais de 1020 árvores nativas da Mata Atlântica foram plantadas em bolsão verde da Marginal Tietê. Foto: Fresta Filmes

As cidades precisam de áreas verdes. Árvores, solos permeáveis e biodiversidade são fundamentais para a saúde de quem vive nos centros urbanos e para que estas áreas consigam diminuir e mitigar os efeitos dos eventos climáticos, cada vez mais intensos e comuns. Uma das metas da plataforma Green Your City, iniciativa da Heineken, é justamente ressignificar espaços urbanos e construir cidades cada vez mais sustentáveis. Com esse objetivo, a segunda minifloresta urbana da plataforma foi entregue na cidade de São Paulo.

No final de 2023, no dia 8 de dezembro, um bolsão verde localizado na Marginal Tietê, no encontro do rio Tietê com o rio Tamanduateí, onde a cidade começou a 500 anos atrás, recebeu mais de 1020 mudas de árvores de 96 espécies nativas do bioma da cidade, a Mata Atlântica. O plantio foi uma parceria entre a Heineken e o botânico e paisagista Ricardo Cardim, que faz parte do projeto desde seu início. Cardim tem a patente da metodologia Floresta de Bolso, que trabalha a harmonia entre natureza e grandes cidades ao mesmo tempo em que respeita a dinâmica original das florestas.

floresta urbana marginal tietê
Fotos: Fresta Filmes

O plantio da micro floresta paulistana foi feito por um mutirão voluntário, que contou com cerca de 60 pessoas. “Essa restauração da Mata Atlântica original da cidade de São Paulo junto a Heineken ocorre em um lugar emblemático para a metrópole de 22 milhões de habitantes, entre um dos seus maiores fluxos de veículos, no canteiro central da pista local e expressa da marginal Tietê. A nova Floresta de Bolso vai proporcionar benefícios ambientais por séculos, e é parte certamente da cidade verde que sonhamos”, afirma Ricardo.

floresta urbana marginal tietê
Foto: Fresta Filmes

A marca se comprometeu a plantar 19 microflorestas urbanas pelo país até 2030, criando bolsões verdes de alta densidade vegetal que prestam diversos serviços ambientais e contribuem para uma melhor qualidade de vida da população como diminuição da temperatura, poluição sonora, aumento da umidade do ar, filtragem de gases tóxicos e poluição do ar.

plantio floresta urbana
Foto: Fresta Filmes

A primeira microfloresta foi plantada no Rio de Janeiro, em 2022, como compromisso de entrega do Rock in Rio, onde 100% da cenografia da ativação da marca no festival era composta por vegetação do bioma da Mata Atlântica. Após o festival, as plantas foram todas replantadas em uma área de 1500m².

plantio floresta urbana
Fotos: Fresta Filmes

Além das microflorestas, os compromisso de Green Your City, envolvem outros pilares de cidades mais sustentáveis, economia circular e consumo responsável. Algumas delas já foram implementadas ao longo dessa jornada, como circularidade de vidro, copos reutilizáveis em festivais e abastecimento de casas, restaurantes e ativações com energia renovável.

Confira abaixo as quatro grandes metas de sustentabilidade da marca até 2030:

  • Energia Renovável: 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;
  • Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken® serão circulares até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, principalmente para as garrafas long necks, é um compromisso prioritário para a marca;
  • Microflorestas: Em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken® vai implantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes vão colaborar para a melhora de qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;
  • Consumo Responsável: Desde 2010 a Heineken® investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. O lançamento de Heineken 0.0 representa um forte incentivo para essa mudança de comportamento. E, até 2030, os esforços serão multiplicados para que nenhum consumidor assuma a direção de um carro após ingerir uma Heineken.

“Temos uma missão como marca de deixar um legado por onde passamos e trabalhamos. Com a plataforma Green Your City, mantemos o compromisso em ser uma marca sustentável ao longo dos próximos anos. É o nosso propósito construir um mundo mais verde e equilibrado. Mostrar ao mundo que podemos ter uma cabeça mais aberta para olharmos o tema sustentabilidade com leveza e entretenimento. E, com isso, fazemos esse convite para uma jornada mais verde” declara Beatrice Jordão, gerente sênior de marketing da Heineken no Brasil.

marginal tietê
Bolsão verde vai crescer em uma das áreas mais movimentadas de São Paulo. Foto: Fresta Filmes