- Publicidade -

Strava calcula redução de carbono ao deixar automóvel em casa

Nova ferramenta do app visa incentivar transportes mais ecológicos, como bicicleta

Strava
Foto: Strava

A plataforma Strava quer incentivar os usuários a deixarem o automóvel em casa. Agora, além de monitorar os exercícios físicos, é possível obter estimativas de economia de carbono ao registrar os deslocamentos por caminhada, corrida ou ciclismo – sendo válido a bike comum ou elétrica – no lugar do carro.

- Publicidade -

O novo recurso busca promover meios de transporte mais ecológicos, sobretudo com o retorno ao trabalho presencial no pós-pandemia. Um estudo recente revelou que 72% das empresas globais exigiram que os funcionários retornassem aos escritórios, com a suspensão das medidas preventivas contra a Covid-19. A partir disso, o deslocamento de bicicleta e a pé em todo o mundo foi ainda mais influenciado pela crise global de combustível e pela alta do custo de vida.

Com a ferramenta, que exibe o valor de economia de carbono no trajeto, o Strava espera influenciar positivamente sua comunidade de mais de 100 milhões de usuários no planeta em prol dos modos de deslocamento menos poluentes.

Strava
Foto: Strava

“O novo recurso desbloqueia uma ação universal, da qual qualquer pessoa no Strava pode fazer parte, e nossa esperança é que, quando armados com o poder de escolher entre uma forma menos ecológica de deslocamento versus uma abordagem mais humana, todos se inclinem para a opção mais sustentável”, afirma Brian Bell, vice-presidente de comunicações globais e impacto social do Strava. “Procuramos inspirar ações individuais em direção a um objetivo comum de reduzir as emissões de carbono globalmente”, completa.

Aumenta o uso de bicicletas

Desde 2020, o Strava fornece informações de dados de atividades anônimas sobre tendências de deslocamento para planejadores urbanos, grupos de defesa e pesquisadores por meio do Strava Metro.

- Publicidade -

Quem usa o aplicativo e registra suas viagens alimenta, de forma anônima e automática, o conjunto de dados do Metro e, por sua vez, ajuda especialistas em transporte a entender os padrões de mobilidade, a identificar oportunidades de investimento e a avaliar o impacto das mudanças na infraestrutura, dando maior oportunidade para uma melhora no acesso ao transporte.

Em uma escala global, os dados do Strava mostram que houve maior adoção de deslocamentos de bicicleta no ano passado, sendo Paris a cidade líder, com 97% de crescimento, um resultado do investimento em infraestrutura para bicicletas.

Abaixo você confere os dados de grandes cidades que registraram aumento no uso de bicicletas:

- Publicidade -
  • Paris (+97%)
  • Rio de Janeiro (+62%)
  • Berlim (+57%)
  • Tóquio (+46%)
  • Munique (+41%)