- Publicidade -

Desafio bike elétrica vs carro: qual veículo te leva mais rápido?

Tembici convida população a comparar o tempo percorrido nos trajetos com a previsão de percurso indicada pelo Waze

bike sampa
Foto: Divulgação

As bicicletas elétricas são capazes de nos levar mais longe em menor tempo e com menos esforço do que os carros? A empresa Tembici quer provar que sim e, para tanto, está convidando a população a comparar o tempo percorrido nos trajetos de bike com a previsão de percurso indicada pelo Waze, aplicativo de navegação por GPS.

- Publicidade -

O desafio #BikeVsWaze teve início em 29 de junho e seguirá até o dia 20 de julho nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A proposta é que o resultado da comparação seja publicado nas redes sociais, sendo que os melhores vídeos serão compartilhados nos canais da marca.

bike elétrica
Foto: Divulgação

De acordo com o diretor de marketing da Tembici, Thiago Iki De Santis, o desafio busca mostrar de forma prática que, além de serem mais eficientes, as bicicletas elétricas são um jeito viável, prático e sustentável de se chegar ao destino desejado.

“A ideia é que, de uma forma lúdica, as pessoas percebam que pedalar pode se encaixar em suas rotinas, e que a bike elétrica é uma alternativa em resposta a alguns hábitos que estamos tão acostumados, porém, conformados, como pegar o carro e encarar o trânsito”, comenta Santis.

Como participar do desafio

Para participar da ação, é necessário abrir o app do Waze no celular e calcular o tempo de percurso de carro para se deslocar até o destino desejado. Na sequência, ir até uma estação do bike Itaú, pegar uma elétrica e desfrutar o trajeto sem trânsito, sem suor e com mais diversão. Ao final, o participante deverá postar o resultado da comparação nas redes sociais usando a #bikevswaze e marcando a Tembici, mostrando em quanto tempo chegou e tudo o que aproveitou pelo caminho.

- Publicidade -

Com cadastro e plano ativos, dirija-se até uma estação e, antes de retirar o equipamento, cheque a bateria: se estiver verde, é só clicar em desbloquear. As bicicletas contam com pedal assistido, velocidade de até 25 km/h, bateria com capacidade de duração de até 60 km, além de energia extra para subir ladeiras e visor de bateria.

Expansão das bicicletas

A ação #BikeVsWaze também tem como objetivo anunciar a expansão das bikes elétricas da empresa, que passará a ter dois mil modais a mais disponíveis em São Paulo e Rio de Janeiro até o final deste ano. Com a expansão da frota, as cidades passarão a ter 5,2 mil bicicletas entre mecânicas e elétricas e tornarão-se os maiores sistemas de bicicletas elétricas compartilhadas da América Latina.

Em 2022, um estudo da Tembici apontou que a micromobilidade cresceu mais de 400% nos últimos 10 anos. A própria companhia registrou aumento nas viagens de bicicletas do sistema Bike Sampa e Bike Rio.

- Publicidade -

Na cidade de São Paulo, 56% dos usuários utilizam o modal na ida ou volta de seus trabalhos, sendo essa a maior motivação de uso na capital paulista. Enquanto outros 40% também utilizam o modal para lazer.

Já segundo o “Monitoramento Piloto Bicicletas Elétricas no Bike Rio”, um estudo desenvolvido pela Tembici, LABMOB e a Aliança Bike, os principais fatores que motivam as pessoas a pedalar com as bicicletas elétricas no Bike Rio são mais rapidez nas viagens (30%), menor cansaço e suor (25%) e auxílio em subidas (19%).

Tembici bikes economia de CO2
Foto: Tembici

Outra caraterística que otimiza os deslocamentos de elétrica pela cidade é a possibilidade de integração modal, prova disso é que 10 das 10 estações com mais retiradas e devoluções, de bike elétrica, estão nas imediações de estações de ônibus e metrô na capital carioca e paulista, permitindo que as pessoas façam a última milha de sua viagem de forma rápida e acessível.

Outro ponto importante é que as bicicletas têm um enorme potencial de descarbonizar grandes metrópoles com mobilidade sustentável. Só com a Tembici, nas duas capitais, as bikes elétricas já conseguiram economizar mais de três mil toneladas de CO², número que equivale a mais de 21 mil árvores poupadas com a economia.