- Publicidade -
bike são paulo minhocão
Foto: iStock by GettyImages

Nesta sexta-feira, 19 de agosto, celebramos o Dia Nacional do Ciclista, uma data criada para reforçar a importância da conscientização e prudência no trânsito, além de incentivar mais pessoas a adotarem o pedal como parte da rotina diária – atividade benéfica para a saúde e para o meio ambiente.

- Publicidade -

A bike tem conquistado seu espaço como meio de transporte nos centros urbanos e, muitas cidades ao redor do mundo estão criando espaços para que as pedaladas sejam cada vez mais seguras e confortáveis. Ciclovias, bicicletários, incentivos para quem trocar carros por bicicletas e compartilhamento de bikes são exemplos de ações e transformações urbanas que facilitam a adoção do novo modal.

“Em São Paulo, o número de usuários do bike Sampa saltou quase 40% nos primeiros sete meses de 2022. Falar sobre o crescimento da mobilidade ativa é falar sobre mais brasileiros saudáveis e com uma qualidade de vida melhor, além de menos carros ocupando espaço nas vias e gerando poluição sonora e ambiental. Cada vez mais as pessoas percebem que além de um modal mais saudável, as bicicletas também economizam o tempo e o dinheiro de quem opta por pedalar, uma notícia a ser comemorada neste Dia do Ciclista”, afirma Gabriel Reginato, diretor de negócios da Tembici.

Para passar a data da melhor maneira possível – pedalando – a Tembici reuniu uma série de rotas pela capital paulista para ciclistas experientes e iniciantes. Que tal sair pedalando por ai?

7 rotas para pedalar em SP

minhocão bike são paulo
Foto: iStock by GettyImages

1. Minhocão

Um ícone dos passeios de rua de São Paulo, o viaduto tem sido usado cada vez mais como parque. O espaço é fechado para pedestres todos os domingos e feriados. O caminho via Rua da Consolação permite acessar o comecinho do Minhocão, onde o passeio conta com uma vista totalmente diferente e incrível da cidade.

- Publicidade -

2. Liberdade

Uma ótima ideia para aproveitar a cidade andando pela ciclofaixa da Vergueiro na Vila Mariana, rumo ao bairro da Liberdade. No caminho entre os bairros é possível parar no Centro Cultural São Paulo, onde o bike Sampa possui estação e possibilita que o ciclista aproveite as diversas atividades realizadas no local. Pedalando mais um pouco pela avenida, o ciclista chega à Praça da Liberdade, onde se concentram excelentes opções gastronômicas, além de uma série de estabelecimentos comerciais e culturais.

ciclovia paulista
foto: iStock

3. Avenida Paulista

Aos domingos e feriados, a Avenida Paulista fica aberta para os pedestres e proporciona um passeio incrível para quem curte pedalar, com artistas e atividades culturais ao redor, além de diversos lugares para comer e visitar. A experiência é indispensável e mais do que isso: tem tudo para se tornar uma nova tradição para as tardes de domingo, mas durante a semana o local também é uma ótima opção para pedalar.

4. Avenida Jabaquara

Percurso bem urbano e com diversos comércios de rua ao longo do caminho, a Avenida Jabaquara é repleta de vida e movimento, com faculdades, shoppings e ótimos lugares para comer.

- Publicidade -

5. Vale do Anhangabaú

Recém-inaugurado após uma grande reforma, o Vale do Anhangabaú tem recebido cada vez mais visitantes desde a sua reabertura. Além dos ótimos destinos disponíveis ao redor, como bares e museus, a região do Vale é também um excelente lugar para aprender a andar de bicicleta. O bike Sampa possui estações bem próximas do metrô, na saída do Largo São Bento ou Avenida São João. Um ótimo percurso para chegar ao Anhangabaú é descendo a Rua da Consolação a partir da Paulista ou também pela Vergueiro.

parque do ibirapuera
Foto: iStock

6. Parque Ibirapuera

O acesso ao Ibirapuera pode ser feito por diversos caminhos diferentes. Seguindo pela Avenida Indianópolis/República do Líbano é possível fazer o trajeto por uma ladeira não muito íngreme e que desce sentido ao parque. O embalo proporcionado pela descida é o que faz desse um dos trajetos mais divertidos da lista e a região conta ainda com estações do bike Sampa bem ao lado das paradas do metrô, na Praça da Árvore e Santa Cruz. Outro caminho bem legal é a ciclovia da Avenida Hélio Peregrino, que se conecta com a da Faria Lima e com a Rua Funchal.

7. Parque do Povo

A Avenida Faria Lima e a Rua Funchal são ótimos trajetos para passear sobre duas rodas. Na região, existem estações do bike Sampa espalhadas ao longo de todo percurso, o que facilita bastante o acesso ao parque por meio das bicis. Outro circuito diferenciado e que ajuda no acesso ao parque é por meio da ciclovia recém-restaurada do Rio Pinheiros, onde o ciclista conta com toda a infraestrutura necessária para relaxar enquanto recupera as energias.

Tembici bikes economia de CO2
Foto: Divulgação | Tembici

Funcionalidade de rotas

E para proporcionar uma experiência mais completa, a Tembici tem a funcionalidade de rotas. A solução apresenta aos ciclistas os melhores trajetos, promovendo a bicicleta como opção acessível de transporte e que interage com a cidade.

Ao utilizar o Bike Itaú, o usuário informa “De onde?” e “Para Onde?” e o app mostra o melhor caminho, considerando a estação mais próxima com bicicletas compartilhadas disponíveis. Após a chegada no local informado, o app também calcula a parada mais próxima e indica o caminho até as estações que estão disponíveis para a devolução da bike.