- Publicidade -

Volkswagen inaugura estacionamento com 50 mil painéis solares

Cobertura solar tem potência instalada de 20 MWp – equivalente ao consumo doméstico anual de 9 mil habitantes

Volkswagen estacionamento
Foto: Engie | Divulgação

Garantir sombra para os carros enquanto produz energia limpa é o intuito de quem instala painéis fotovoltaicos em estacionamentos. Apesar de ser algo bastante lógico, tais coberturas solares ainda são novidade. Na França, país que caminha para transformar em lei a obrigatoriedade de estacionamentos com energia solar, a Volkswagen acaba de lançar um estacionamento com 50 mil painéis solares.

- Publicidade -

A cobertura foi inaugurada na sede da Volkswagen Group France em Villers-Cotterêts, na região de Altos da França, no norte do país. O espaço tem capacidade para abrigar 6.500 veículos.

estacionamento placas solares
Apesar da lei ainda não estar valendo, muitos estacionamentos já são cobertos por placas solares, como este parque temático. Foto: Disneyland Paris

Praticamente uma usina fotovoltaica, o estacionamento foi construído em duas seções sucessivas de 10 MW, resultando em uma potência total instalada de 20 MWp. A produção energética gerada no local pode suprir o equivalente ao consumo doméstico anual de eletricidade de cerca de 9 mil habitantes.

A energia gerada no local evitará a emissão de cerca de 5 mil toneladas de CO2 equivalente por ano.

A empresa ENGIE Green desenvolveu e financiou o projeto, com custo de € 20 milhões, sendo que irá operar as instalações por 32 anos. A planta da Volks é a 13ª instalação deste tipo desenvolvida e construída pela empresa de energia na França, que já converteu 200 hectares de estacionamentos em locais de produção de energia renovável.

- Publicidade -

Elis Regina e Volkswagen

Nesta terça-feira (4), a Volkswagen lançou uma campanha comemorando os 70 anos no Brasil. Criada pela AlmapBBDO, com produção da Boiler Filmes e direção de Dulcidio Caldeira, o vídeo usou inteligência artificial – mais precisamente uma técnica conhecida como “deepfake” – para colocar a cantora Elis Regina (falecida em 1982) em um dueto com sua filha, a também cantora Maria Rita.

Ao som de “Como nossos pais”, de Belchior, a dupla percorre uma estrada. Elis dirigindo a Kombi clássica, Maria dirigindo a Kombi elétrica (o ID.Buzz). Para alguns emocionante, para outros nem tanto. A campanha suscitou um intenso debate nas redes sociais sobre direitos de personalidade e até mesmo sobre a escolha da canção, que faz referência ao período da ditadura militar. Para assistir ao vídeo, clique aqui.

- Publicidade -