França abriga maior usina solar flutuante da Europa

Capacidade de produção é suficiente para abastecer mais de 4.700 mil residências.



maior usina solar
Foto: Divulgação

Com 47 mil painéis solares, a comuna Piolenc, localizada na região de Provence-Alpes-Côte d’Azuré, na França, possui o mais potente sistema fotovoltaico flutuante em operação na Europa.

Batizado de O’MEGA1, a estrutura ocupa uma área de 17 hectares em um lago artificial de uma antiga pedreira. Sua capacidade de produção é de até 17 megawatts, suficiente para abastecer mais de 4.700 mil residências. A produção energética equivale ainda ao necessário para atender as necessidades de quase 10 mil pessoas.

É uma ótima solução para o país altamente dependente de energia nuclear, apesar de cercado por lagos e rios.

O potencial das fazendas solares flutuantes é enorme. De acordo com o CEO da Akuo Energy, Eric Sotto, responsável pelo projeto, apenas na França, o potencial de produção em lagos artificiais de barragens é de cerca de 10 gigawatts. “São cerca de três milhões de casas que podem ser atendidas por usinas fotovoltaicas flutuantes”, afirma.

Além de lagos, tal sistema pode ser implantado em planícies de inundação, reservatórios – como foi feito na represa Billings em São Paulo – entre outras estruturas pré-existentes.

usina solar na água
Foto: Akuo Energy

Outra vantagem dos painéis flutuantes está no rendimento energético. O efeito de resfriamento da água, causado pela estrutura, impede o excesso de calor, que comumente reduz a eficiência das usinas solares terrestres. Painéis flutuantes também reduzem a evaporação da água, criando um duplo benefício ao economizar o suprimento de água doce nos reservatórios.

Apesar de enorme, esta usina solar ainda fica atrás da maior usina solar flutuante do mundo, que está na China. Ela também ficará atrás da usina recém construída na Holanda com capacidade de produção de 27 megawatts. De todo modo, é preferível sistemas menores instalados globalmente do que grandes sistemas em poucos lugares. Esta pode ser uma solução para as cidades produzirem e aproveitarem da energia renovável disponível localmente. Assim, damos mais foco a pequenos projetos e menos em mega usinas concentradas.



Digite seu email para receber nossas últimas notícias!