Uma nova lista atualizada mostra quais são os países mais felizes do mundo. Como não é de se estranhar, os primeiros colocados são escandinavos. A Finlândia desponta como o país mais feliz, segundo o relatório Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável (SDSN). Confira quais foram os demais:

Finlândia

Noruega

Dinamarca

Islândia

Suíça

Holanda

Canadá

Nova Zelândia

Suécia

Austrália

Sobre o relatório

Todos os países integram o “World Happiness Report 2018”. Formado por organizações e especialistas independentes, o relatório mostra que, apesar da troca de posições, são sempre os mesmos países a encabeçarem a lista. Em comum, eles apresentam expectativa de vida saudável, apoio social, liberdade, confiança e generosidade.

Imigrantes

A pesquisa não poderia ignorar a crise da imigração europeia. E também não é surpresa que foi constatado que a felicidade dos imigrantes depende predominantemente da qualidade de vida em que vivem. Desta forma, “os países com os imigrantes mais felizes não são os países mais ricos, mas sim os países com um conjunto mais equilibrado de apoios sociais e institucionais para melhores vidas”.

Baseado neste fato, fica fácil entender porque a felicidade dos imigrantes é menor do que a dos habitantes dos países mais felizes, e pode ser maior nos países tidos como menos felizes.

Menos felizes?

Sim, o relatório também destaca os países menos felizes. São eles:

Burundi

República Centro-Africana

Sul do Sudão

Tanzânia

Iémen

Ruanda

Síria

Libéria

Haiti

Malavi

O relatório conclui com o alerta de três problemas de saúde que ameaçam a felicidade: obesidade, crise de opioides (drogas que atuam no sistema nervoso para aliviar a dor) e depressão. Tais questões são um problema geral, apesar do foco estar nos Estados Unidos. Não à toa, o país vem saiu do 14º lugar em 2017 para o 18º lugar este ano.

Jornalista, social media e aparelhada para gostar de passarinhos. Tem interesse por mais assuntos do que é capaz de acompanhar. Aqui escreve sobre infinitas possibilidades de tornar o mundo um pouquinho melhor.