Se eu pudesse teria pacotes e pacotes de “carne” de jaca congelados no meu freezer. Como é versátil… E tem um resultado incrível. Na verdade, a “carne” de jaca vai ter o gosto do tempero que você usar na sua receita. E talvez por isso mesmo, é que eu a considero tão prática!

Nossos amigos aqui em São Luís já sabem que vivo à procura de jacas verdes. Sempre que algum deles encontra alguma pelo caminho, lembra e dá um jeitinho de trazer… Por mais que ganhar jaca verde possa parecer um presente estranho!

Como a receita é um escondidinho, vale a pena falar um pouco da minha cobertura preferida: purê de tubérculos diversos! Na receita abaixo usei mandioquinha, cenoura e batata inglesa. No entanto, use aqueles que você tiver em casa ou uma combinação de diversos, incluindo abóbora e batata-doce. Cozinho todos juntos, na mesma panela, com cuidado de cozinhar primeiro aqueles que demoram mais (como por exemplo a cenoura!).

Escondidinho de jaca

Rendimento 4 porções

Ingredientes

Purê

1 cenoura

2 batatas inglesas

3 mandioquinhas

1/4 cebola ralada

1 dente de alho espremido

1/2 colher (sopa) de azeite de oliva

Sal a gosto

Refogado de jaca

2 xícaras de jaca verde cozida e desfiada

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

1 xícara de molho de tomate caseiro, ou 1 lata de tomates pelados

Folhas de salsa picada

Cebolinha verde picada

Sal e pimenta do reino

1 xícara de floretes de brócolis

1/2 xícara de ervilhas ou milho verde

Modo de fazer

Purê

Leve uma panela com água levemente salgada ao fogo médio para ferver e cozinhe a cenoura fatiada por uns 10 a 15 minutos. Junte a batata picada e cozinhe por mais uns 5 minutos e por fim junte as mandioquinhas picadas. Cozinhe até que estejam macias.

Drene a água, reservando 1/2 xícara. Amasse bem ou processe até virar um purê. Se ficar muito grosso junte um pouco da água do cozimento.

Refogue a cebola ralada no azeite de oliva por 1 a 2 minutos. Acrescente o alho amassado e refogue por mais 1 minuto. Transfira o purê para a panela e tempere com sal.

Cozinhe por alguns minutos mexendo bem para incorporar os temperos. Se quiser o purê um pouco mais cremoso junte mais um pouco da água do cozimento reservada.

Refogado

Aqueça uma panela grande e refogue a cebola no azeite de oliva até ficar translúcida. Junte o alho e em seguida a jaca desfiada. Misture bem e tempere com sal e pimenta do reino.

Coloque o molho de tomate (ou o tomate pelado com o suco da lata), a salsa e a cebolinha picadas. Cozinhe por uns 10 minutos para apurar o sabor. Se for necessário, junte um pouco de água para não ficar seco.

Acrescente a ervilha (ou milho verde) e o brócolis picado em floretes e mexa com cuidado para não desmanchar. Cozinhe por mais uns 5 minutos.

Corrija o tempero se necessário e transfira para uma travessa refratária média. Cubra com o purê e alise a superfície.

Leve ao forno aquecido por uns 10 a 15 minutos e sirva em seguida.

Notas

Para o purê use os tubérculos que tiver em casa ou uma combinação de diversos. Escolha entre mandioquinha, cenoura, batata inglesa, batata doce, abóbora.

Junte ao refogado legumes pré cozidos e picados como o brócolis, cenoura picada, ervilha ou milho verde e dê um toque a mais com azeitonas picadas ou alcaparras.

Monica Hering é autora do blog “Santo Legume” que além de publicar receitas simples, fáceis e rápidas, não utiliza nenhum ingrediente de origem animal ou super processado. Tudo com um toque criativo e diferenciado, para provar que comida vegetariana pode ser colorida e saborosa, além de saudável.