Edifício feito em bambu e madeira
O edifício foi planejado para abrigar generosos terraços que trazem luz natural. | Foto: Urban Agency
- Publicidade -

O escritório de arquitetura Urban Agency se inspirou nas densas florestas da Columbia Britânica para projetar o “Vancouver Forest”. A aposta no bambu e abundância de plantas e árvores fazem referências à natureza. O empreendimento mescla residencial com espaço comunitário e foi pensado para a cidade de Vancouver, no Canadá.

Optando por materiais com baixa energia incorporada, o edifício foi projetado com uma estrutura de bambu laminado (em inglês CLT, sigla para Cross Laminated Timber). O material também foi utilizado como revestimento. O bambu foi selecionado por sua alta resistência à tração (semelhante ao aço), transporte eficiente e pelo fato de crescer 15 vezes mais rápido do que a madeira tradicional.

- Publicidade -

Os três primeiros andares do novo empreendimento compreendem 4.000 m² de espaço comunitário e são expressas como dois volumes separados, deixando uma ampla passagem pública de conexão para pedestres. A partir do quarto andar, 200 apartamentos privados foram acomodados, onde os dois volumes do edifício se fundem em uma estrutura coesa. 

O edifício foi planejado para abrigar generosos terraços que trazem luz natural e criam valiosos espaços ao ar livre. Bordas curvas foram escolhidas para suavizar o impacto do empreendimento na paisagem. A fachada segue um formato modular que alterna janelas e revestimentos de painéis de madeira em proporções iguais. Isso melhora o isolamento térmico de acordo com os padrões de arquitetura passiva e permite uma pré-fabricação eficiente e econômica fora do local. 

Terraços, varandas intermitentes e pilares de bambu oferecem profundidade à elevação e proporcionam um equilíbrio entre luz e sombra. Esses elementos combinados a muita vegetação resultaram em uma forte referência à natureza local.

Para saber mais sobre o projeto acesse o site dos arquitetos.

- Publicidade -