A cidade que alcançou este objetivo mais recentemente foi Aspen, no Colorado. O local famoso para a prática de esportes de neve, investiu em práticas ambientalmente corretas e agora tem 100% de sua energia vinda de fontes limpas.

Os dois primeiros municípios a alcançarem essa conquista foram Burlington, em Vermont, e Greensburg, no Kansas. Em todos os casos, as cidades contam com estruturas de seus vizinhos para garantirem toda a demanda necessária.

O projeto energético não é recente. Há dez anos Aspen já tem investido em fontes alternativas para abastecer seus moradores. Hoje, a cidade conta com três principais matrizes renováveis: solar, eólica e geotérmica.

O resultado mostra que ter energia totalmente limpa é possível e a cidade espera servir de exemplo para inspirar outros locais a fazerem o mesmo e alcançarem a independência dos combustíveis fósseis.

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.