- Publicidade -

Uberlândia planeja plantio de 1 milhão de novas árvores

O objetivo é de que o alvo seja alcançado antes que a cidade mineira chegue a um milhão de habitantes.

Recentemente Nova York anunciou a conclusão de m projeto que previa o plantio de um milhão de novas árvores na cidade. Mas, a metrópole norte-americana não é a única do mundo a ter grandes objetivos de recuperação ambiental. A cidade mineira de Uberlândia segue o mesmo caminho. Neste mês a contagem oficial começou, rumo ao primeiro milhão.

- Publicidade -

O projeto, apelidado de “Uberlândia te quero verde”, foi idealizado pela prefeitura local, com o intuito de incentivar o plantio de novas árvores. O objetivo é de que o alvo seja alcançado antes que a cidade chegue a um milhão de habitantes. A previsão é de que isso ocorra em 2039, então o plantio tem que ser finalizado antes disso.

Para deixar o projeto mais transparente e instigar os moradores e empresas a plantarem, a prefeitura de Uberlândia instalou um painel eletrônico, chamado de Placar Verde, que monitora o plantio e mostra quantas novas árvores a cidade ganhou.

Foto: Prefeitura de Uberlândia
Foto: Prefeitura de Uberlândia

Como a contagem tem sido feita com os resultados obtidos desde o início da gestão municipal atual, o placar já tem mais de 240 mil novas árvores. Para que o placar some o plantio de uma muda, é necessário que o plantio seja registrado oficialmente.

Todo o trabalho é feito visando o futuro da cidade e a qualidade de vida. “daqui alguns anos é que vamos perceber o quanto estas ações são importantes. Quando tivermos uma cidade com mais verde, um clima ainda mais agradável e um ar melhor para se respirar”, explicou o secretário de Meio Ambiente, José Antonio Leandro.

- Publicidade -

Ensinando desde criança

Entre as atividades realizadas dentro do programa está o plantio em escolas municipais em toda a cidade. De acordo com a prefeitura, as instituições receberão cerca de duas mil mudas. Outras oito mil novas árvores serão encaminhadas a escolas estaduais, particulares, federais e outras instituições de ensino.

Foto: Prefeitura de Uberlândia
Foto: Prefeitura de Uberlândia

Uma das ações mais recentes foi feita com as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Planalto. Durante o evento, que contou com apresentações culturais e musicais, professores, pais e filhos plantaram, ao todo, 76 novas árvores. “Não é só o ato de plantar uma árvore, mas também de cuidar, como fazemos com uma criança. Uma cidade educadora não está pronta, ela se constrói com a participação de todos”, disse o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, durante a festa.

- Publicidade -

Redação CicloVivo