- Publicidade -

SP inaugura sua primeira ponte já planejada com ciclovia

A nova ponte também tem espaço reservado para pedestre e vai ligar diversos parques da cidade.

São Paulo 2016-05-04 Inauguração da Ponte Laguna – Sr. FERNANDO HADDAD, Prefeito de São Paulo NADIA CAMPEÃO, Vice-Prefeita Srs. ROBERTO GARIBE, Infraestrutura Urbana e Obras e JILMAR TATTO, Secretário Municipal de Transportes Foto Cesar Ogata / SECOM

A ponte Laguna, inaugurada na capital paulista na última quarta-feira (4), já está aberta para a circulação de pedestres, ciclistas e veículos. A estrutura passa sobre o rio Pinheiros e faz parte de um projeto urbano que prevê ainda o alargamento da avenida Chucri Zaidan, com instalação de corredor de ônibus e ciclovia.

- Publicidade -

Na inauguração, o prefeito Fernando Haddad reafirmou a importância da nova estrutura para a população da região. “Além de aumentar a mobilidade, estamos integrando todos os parques do entorno do rio Pinheiros. O Parque do Povo, o Villa-Lobos, o Ibirapuera e agora o Burle Marx estão ligados por malha viária e cicloviária, o que permite mais lazer”, disse o prefeito.

Foto: Cesar Ogata / SECOM
Foto: Cesar Ogata / SECOM

A ponte tem acessos pela rua Laguna e pela Marginal Pinheiros. Ela realiza a travessia do rio Pinheiros em apenas um sentido, da área da Granja Julieta para a região do Morumbi, na zona sul. Será uma alternativa para os veículos que se deslocam da avenida Santo Amaro rumo à Marginal.  Conta também com uma saída para o Parque Burle Marx. Os automóveis farão o sentido oposto de circulação por meio da ponte Itapaiúna, que está sendo construída pela iniciativa privada como compensação de um polo gerador de tráfego.

Foto: Cesar Ogata / SECOM
Foto: Cesar Ogata / SECOM

A estrutura tem 365 metros de extensão, duas faixas de rolamento, ciclovia e passeio. “A ponte desafoga a ponte João Dias e também a ponte do Morumbi. Dá uma amenizada também na Giovanni Gronchi. A ciclovia conecta-se com a da Hebe Camargo, que sai lá na Francisco Morato. Vai estar também conectada com o corredor da Berrini e da Chucri Zaidan”, explicou o secretário Jilmar Tatto (Transportes).

Da Prefeitura de São Paulo

- Publicidade -