- Publicidade -

Site estimula a troca de produtos pela internet

A partir do conceito do escambo e valorizando o consumo consciente, site estimula consumidores a trocarem produtos entre si.

Criado com o objetivo de estimular o consumo consciente, o portal Escaboo foi lançado em 27 de novembro de 2013, no Dia Mundial sem Consumo (Buy Nothing Day). A proposta é incentivar a troca de bens e serviços entre seus usuários.

- Publicidade -

Inspirado no escambo – antiga prática em que o comércio era movido pela troca de mercadorias – a ferramenta disponibiliza aos consumidores a oportunidade de anunciarem gratuitamente suas mercadorias e descrever os itens que gostariam de receber: após criarem uma conta e atualizarem os dados em seu perfil, cada pessoa pode incluir fotos e descrição do que gostariam de trocar, além de divulgarem o que desejam receber em troca.

A plataforma também cria uma moeda social própria, os “Escabônus” servirão como um instrumento de troca dentro do site, funcionando também como um programa de milhagens. Com valores que variam de R$ 5,00 a R$ 15,00, o Escaboo criou uma modalidade de anúncios pagos para os mais entusiasmados potencializarem a visibilidade de seus produtos.

Consumo responsável e responsabilidade social

A ideia surgiu a partir de um questionamento cotidiano simples, e aparentemente desimportante: Quantas roupas são compradas impulsivamente e nem retiramos a etiqueta? Ou quantos livros que já terminamos de ler permanecem encostados na estante? E aquele game que já foi “zerado” e abriu espaço para um novo desafio?

- Publicidade -

Propositalmente, o Escaboo foi inaugurado no Dia Mundial sem Consumo. Criada em 1992, a data visa estimular a reflexão das pessoas acerca de seus hábitos de consumo.

O site ainda firmou parceria com ONGs que apoiam diversas causas, como a Abrale e Fundação Abrinq. A empresa destinará cinco por cento do que arrecadar com os anúncios pagos pelos usuários a estas e futuras instituições credenciadas.

Veja aqui como participar da rede de trocas.

- Publicidade -