- Publicidade -

Salgadinho de gafanhotos pode substituir proteína da carne

A ideia é de três amigas formadas na Universidade de Harvard, EUA, que decidiram criar um alimento prático e altamente nutritivo, apesar de exótico.

Salgadinhos de insetos podem ser os substitutos da carne vermelha em um futuro bem próximo. A ideia é de três amigas formadas na Universidade de Harvard, EUA, que em 2014 decidiram criar um alimento prático e altamente nutritivo, apesar de exótico.

- Publicidade -

A quantidade de gases de efeito estufa liberados da atmosfera em consequência da pecuária é uma das grandes preocupações para o futuro. Diante disso, pesquisadores em diversos locais do mundo têm apostado na produção de insetos em larga escala, para tornar a alimentação mais sustentável.

Apelidado de Chirps, o salgadinho criado por Laura D’Asaro, Rose Wang e Meryl Natow – sócias na Six Foods, tem os gafanhotos como ingrediente principal. Para justificar a escolha, elas fazem uma comparação entre valores nutritivos.

Tabela Nutricional

Cada 200 calorias de gafanhoto oferecem 31 gramas de proteína e apenas oito gramas de gordura. Enquanto a mesma proporção de carne vermelha possui 22 gramas de proteína e 15 gramas de gordura. Além disso, segundo a empresa, para produzir meio quilo de carne de inseto é necessário apenas um galão de água, enquanto a carne vermelha gasta dois mil galões.

- Publicidade -

O salgadinho ainda é fabricado tendo outros cuidados para que seja o mais saudável possível. A composição não inclui glúten, é 100% natural e sempre assado, o que permite a redução de 50% da gordura e três vezes mais proteína, em relação a uma batata chips. Além de gafanhotos, o chips conta com arroz e feijão em sua composição.

Apesar de soar estranho para as comunidades ocidentais, mais de dois bilhões de pessoas em todo o mundo têm insetos incluídos em suas dietas. Na Suécia já existe o projeto de um laboratório gigante para produzir insetos em massa. O alimento alternativo também é indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma alternativa para garantir comida para toda a população mundial nas próximas décadas.

No site da empresa estão vários produtos feitos com proteínas de insetos. E aí, o que acha de experimentar?

- Publicidade -