Inicio Vida Sustentável Saiba como combater o pulgão com um extrato natural de alho e cebola

Vida Sustentável

Saiba como combater o pulgão com um extrato natural de alho e cebola

O pulgão aflige grande parte do cultivo brasileiro.

7 de fevereiro de 2017 • Atualizado às 10 : 26

O extrato é um excelente fungicida natural. | Foto: iStock by Getty Images

Saiba como combater o pulgão com um extrato natural de alho e cebola
22.13K
0

O pulgão aflige grande parte do cultivo brasileiro, na agricultura orgânica os resultados não são diferentes. De acordo com o especialista em agricultura orgânica Thiago Tadeu Campos, o uso de defensivos naturais é imprescindível na plantação orgânica, pois não requer altos investimentos nem se utiliza de substâncias químicas para ser produzido.

O extrato de alho e cebola é um inseticida natural indicado para o combate dos pulgões em plantações de beterraba, alho e cebola. Nas plantações de tomate, o mesmo extrato é um excelente fungicida natural.

O extrato de alho e cebola pode ser feito em qualquer local e seus ingredientes são de fácil acesso.

Materiais:

– Vasilhame 10L

– Misturador

– Luvas e Equipamento de Proteção

– Pulverizador

– 2 Baldes

– Pano ou Peneira Para Coar

Ingredientes:

– 350g Cebola Picada (3 Cebolas)

– 20g Alho Picado (5 Dentes)

– 10L de Água

Alho e Cebola

Foto: iStock by Getty Images

Modo de Fazer:

É importante salientar que o processo de produção do inseticida natural feito com alho e cebola pode ser feito em qualquer local, contudo, deve-se utilizar luvas e demais equipamentos de proteção, principalmente quando em contato direto com o extrato.

– Adicione 5L de água em um balde;

– Acrescente a cebola e o alho já picados;

– Utilize as mãos para espremer os ingredientes dentro d’água para que as substâncias sejam liberadas, criando assim uma solução mais nutritiva.

– Com a ajuda de um pano ou uma peneira, coe a solução de alho e cebola e coloque a água em um segundo recipiente;

– Dilua essa solução nos 5L restantes de água;

– Mexa bem e coloque no pulverizador.

Como aplicar o remédio para pulgão

Para pulverizar a plantação, utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para sua segurança. Utilize a peneira fina no orifício de carga do pulverizador para não entupir.

Realize a pulverização das plantas em períodos com baixa incidência do sol, como por exemplo no início da manhã ou ao final da tarde, assim o extrato poderá ser absorvido lentamente pelas plantas antes de evaporar.

Por se tratar de uma solução orgânica e natural, deve-se aplicar o extrato natural de alho e cebola no mesmo dia em que o mesmo for produzido, para que a solução não perca os nutrientes essenciais ali presentes.

É fundamental fazer um processo de prevenção de pragas na produção orgânico, porém é natural que mesmo com o processo de prevenção ocorra o ataque de alguma praga na produção, por isso, além de utilizar as técnicas limpas de produção para evitar as pragas e doenças, o produtor urbano e rural deve saber como combatê-las, neste caso como combater o pulgão, ou pulgão branco.

THIAGO_TADEU_CAMPO_AUTOR_CICLOVIVO

(22129)

logo
Fechar
Abrir
logo