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Saiba a quantidade de açúcar em mais de 10 alimentos industrializados

A OMS recomenda o consumo de 50 gramas de açúcar no máximo, porém o brasileiro consome por dia cerca de 150 gramas.

2 de dezembro de 2015 • Atualizado às 10 : 13

Ele está presente em vários alimentos de forma oculta. | Foto: iStock by GettyImages

Saiba a quantidade de açúcar em mais de 10 alimentos industrializados
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O brasileiro nunca consumiu tanto açúcar como nos dias de hoje. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos 15 anos, a quantidade de açúcar na composição dos alimentos processados dobrou. Os dados mostram que, entre sachês, colheradas e alimentos industrializados, o brasileiro consome diariamente cerca de 150 gramas de açúcar. A realidade nacional vai em direção contrária à recomendação da OMS: limite diário de 50 gramas de açúcar por dia, o que corresponde a algo em torno de duas colheres de sopa.

Já está mais do que provado que o excesso de açúcar e a má alimentação estão diretamente ligados a desequilíbrios na saúde, como alterações dos níveis sanguíneos de triglicérides e glicemia, associados à resistência insulínica e diabetes, que também estão relacionados às doenças cardiovasculares; alterações nos níveis de pressão arterial; acúmulo de gordura que levam à obesidade; além de diversos tipos de câncer.

A nutricionista do Clinic Check-up do HCor, Juliana Dantas, ressalta que o alerta vale para todos, até mesmo para quem está em dia com a balança. “Estudos recentes evidenciam que a carga glicêmica elevada pode aumentar em até 17% o risco de doenças cardiovasculares. Os alimentos industrializados são os principais vilões para o consumo exagerado do açúcar, principalmente aqueles que possuem o açúcar derivado do milho em sua composição”, diz.

O alto consumo de alimentos industrializados que contém esse tipo de açúcar, de acordo com Maria Fernanda Vischi D’Ottavio, também nutricionista do HCor, está associada a altas concentrações de marcadores inflamatórios, conhecidos como mediadores do processo de aterosclerose, que é a chave para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Além da conta

Tentar excluir totalmente o açúcar da alimentação é algo difícil. Ele está presente em vários alimentos de forma oculta, principalmente nos produtos industrializados. O sabor salgado engana, mas o açúcar está lá: no pãozinho, nos molhos prontos, nas sopas, nos biscoitos, no ketchup, entre outros. Para não ultrapassar os níveis seguros de consumo, o ideal é educar o paladar e não tornar bebidas e alimentos ainda mais doces. “Fica cada vez mais evidente que uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais trazem enormes benefícios à saúde”, orienta Juliana.

Confira a relação da quantidade de açúcar contida em alguns alimentos industrializados e atente-se aos rótulos (por 100 ml/g):

Referência: Produto – 100 ml/g

Chás prontos            9g

Sucos prontos 13,3g

Refrigerante à base de cola 13,6g

Refrigerante à base de guaraná 10g

Achocolatado prontos 23,5g

Achocolatado em pó 9g

Energéticos 11g

Biscoitos recheados            280g

Chocolate ao leite 98g

Chocolate branco 112g

Barras de cereal 56g

Cereal matinal açucarado 44g

Geleia 13 g

Bala sabor morango 80g

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