- Publicidade -
papelão jardinagem sementeira
A sementeira de papelão pode ser plantada diretamente na terra.

Coisas simples, como um rolo de papel higiênico, podem ser facilmente reaproveitadas em nosso dia a dia. O CicloVivo separou um tutorial feito pelo artesão Edson Sá, que mostra como reutilizar esse material para fazer sementeiras.

- Publicidade -

A técnica, além de reduzir o descarte de resíduos, é também muito eficiente, pois o papelão se decompõe com o tempo, descartando a necessidade de mexer na muda e estragar suas raízes.

Material:

Rolos de papel higiênico, tesoura, caneta, terra, sementes e água.

Método:

- Publicidade -

Separe os rolos de papel higiênico vazios e faça picotes de aproximadamente 2 cm de altura em uma das pontas do rolo. Depois dobre os picotes para dentro. Assim, o rolo ganhará o formato de um pequeno vaso.

Depois disso, é só colocar a terra, a semente e regar com água diariamente. Escreva o nome da espécie para facilitar na hora do plantio. Você pode fazer experiências em casa e tentar replantar sementes de frutas e legumes que foram consumidas.


Fotos: © Edson Sá

- Publicidade -

Em alguns dias as sementes começarão a germinar, aí você pode transferi-la para um vaso maior ou diretamente para o jardim. Não é preciso retirar o papel para fazer o plantio, basta colocá-lo diretamente no solo.


Fotos: © Edson Sá

Segundo o artesão, que também mantém um blog sobre veganismo, a técnica é bastante efetiva, prova disso é o pé de abóbora que ele cultivou em sua residência usando o mesmo método.

Mayra Rosa – Redação CicloVivo