- Publicidade -

Aula gratuita vai ensinar compostagem para hotéis e pousadas

Para apoiar um turismo mais sustentável e regenerativo, a Morada da Floresta e a Worldpackers vão capacitar equipes de meios de hospedagem

Curitiba composteira
Mais compostagem, menos rejeitos para os aterros sanitários. Foto: Hully Paiva | SMCS

Quando a gente viaja pode acabar sendo menos responsável com a destinação correta dos resíduos, já que nem sempre estamos “em casa” e é mais difícil mudar as coisas no local temporário. Mas a verdade é que o “lixo” que geramos é sempre nossa responsabilidade e precisa ter o melhor tratamento. E aí está uma oportunidade: levar conhecimento e bons exemplos para onde estamos.

- Publicidade -

Nos hotéis, pousadas e outros locais de hospedagem, a geração de resíduos vai além do empenho e capacidade da administração do local, já que depende também da cooperação dos hóspedes e colaboradores, que apresentam diferentes níveis de conhecimento e engajamento. Ao mesmo tempo, estes espaços têm grande potencial de serem referência em gestão dos resíduos, inspirando e transformando as pessoas que passam por lá.

Pensando nestas oportunidades e com o objetivo de apoiar a construção de um turismo cada vez mais sustentável e regenerativo, a Worldpackers, plataforma de turismo colaborativo, em parceria com Morada da Floresta, empresa referência em compostagem no Brasil, se unem para promover conscientização e informação sobre compostagem com foco no setor de hospitalidade. A iniciativa faz parte da Semana da Compostagem 2024, que acontece entre os dias 5 e 11 de maio com o tema “Regeneração: palavra composta”.

composteira humi
Composteira Humi ao lado de uma plantação de couve. Foto: Morada da Floresta

Aula gratuita de compostagem

No dia 6 de maio, às 19h, proprietários e funcionários de meios de hospedagem como hotéis, hostels, pousadas, guest houses e similares, estão convidados a participarem gratuitamente da Masterclass Online – Compostagem nos Meios de Hospedagem: desafios e oportunidades. 

A masterclass é um oferecimento do Programa Ecopackers da Worldpackers que tem como objetivo disseminar boas práticas e expandir o conhecimento sobre gestão de resíduos, economia circular e sustentabilidade. A meta é reunir uma comunidade de aprendizagem e turismo regenerativo, empresários do setor de hospedagem, marcas apoiadoras, eco influenciadores, ONGs, Green Techs, cooperativas de reciclagem e voluntários interessados em aprender e colaborar com o meio ambiente.

- Publicidade -

Clique aqui  para se inscrever e participar da masterclass online.

aula compostagem
Imagem: Divulgação

Sobre o Programa Ecopackers

O Programa Ecopackers de educação ambiental e turismo regenerativo da Worldpackers está apoiando negócios de hospedagem na adoção de boas práticas de sustentabilidade dentro de seus estabelecimentos e entorno.

Os anfitriões participantes do programa recebem acompanhamento recorrente do núcleo de projetos socioambientais da Worldpackers, que fica responsável por mapear e conectar os participantes com cooperativas e outros serviços de reciclagem e logística reversa. Além disso, a Worldpackers treina e coordena voluntários que os ajudam presencialmente na adequação do espaço, da comunicação e também na conscientização dos hóspedes e staff do local. Estes voluntários também atuarão no monitoramento da prática de gestão de resíduos dos anfitriões, que terão especial destaque na plataforma e canais da Worldpackers pelo comprometimento com a temática.

- Publicidade -
limpeza de praias
Ação do programa Havaianas Praia + Limpa. Foto: Lucas Bianque

A iniciativa também conta com apoio da Havaianas, que pelo terceiro ano consecutivo mantém parceria com a Worldpackers na realizações de ações de conscientização ambiental e sobre logística reversa com o programa Beach Clean Up de limpezas de praias.

Para saber mais sobre o programa para meios de hospedagem e como fazer parte desta rota de turismo regenerativo acesse www.worldpackers.com/hosts/ecopackers.

Worldpackers + CicloVivo

Para conhecer diversos destinos, trocando hospedagem por trabalho voluntário, acesse o site da Worldpackers, crie o seu perfil gratuito. Existem planos disponíveis para viajante solo, casais e com cursos online inclusos para você se preparar para sua viagem.

Com o código promocional CICLOVIVO você ganha USD 10 de desconto em qualquer plano. O cupom garante acesso a experiências de voluntariado em mais de 140 países e a todos os benefícios oferecidos pela plataforma, como o Seguro Worldpackers.

agrofloresta worldpackers
Foto: Worldpackers