- Publicidade -

Relatório aponta 2015 como ano recorde para energias renováveis

Em muitos países, as renováveis já são competitivas, em termos de custos, com os combustíveis fósseis.

O Relatório da Situação Global das Energias Renováveis 2016, divulgado nesta quarta-feira (1) pela REN21, revela que as renováveis estão agora firmemente estabelecidas como competitivas e são as principais fontes de energia em vários países do mundo.

- Publicidade -

O ano de 2015 estabeleceu um recorde para as instalações de energias renováveis. A capacidade de geração de energia limpa registou o maior aumento da história, com uma estimativa de 147 gigawatts (GW) adicionais. A capacidade calorífica das energias renováveis modernas também continua a aumentar e a utilização das renováveis alargou-se ao setor dos transportes. A distribuição de energias renováveis está a avançar rapidamente, para combater a distância entre os que têm e os que não têm acesso à energia.

Estes resultados foram impulsionados por vários fatores. Em primeiro lugar e, sobretudo, as renováveis já são competitivas em muitos países, em termos de custos, com os combustíveis fósseis.

Além disso, a liderança governamental continua a ter um papel importante na promoção do crescimento das renováveis no setor da energia, particularmente na eólica e solar. Desde o início de 2016, 173 países estabeleceram metas para as energias renováveis e 146 países elaboraram políticas de apoio. Cidades, comunidades e empresas estão a liderar a rápida expansão do movimento “100% renováveis”, desempenhando um papel vital nos avanços da transição energética mundial.

Outros fatores de crescimento incluem o melhor acesso a financiamento, preocupações relativamente à segurança energética e ambiental e o aumento da procura por serviços de energia modernos, nas economias em desenvolvimento e emergentes.

- Publicidade -

Segundo Christine Lins, Secretária Executiva da REN21: “O que é verdadeiramente notável acerca destes resultados é que eles foram alcançados numa altura em que os preços dos combustíveis fósseis atingiram níveis historicamente baixos, e as renováveis mantiveram-se em situação de considerável desvantagem em termos de subsídios governamentais. Por cada dólar gasto para promover as renováveis, quase quatro dólares foram gastos para manter a nossa dependência de combustíveis fósseis”.

Não foram apenas novas instalações que tiveram destaque em 2015, mas também o investimento – atingindo mundialmente 286 mil milhões de dólares em eletricidade e combustíveis de origem renovável; se o investimento na grande hídrica (>50 MW) e no aquecimento e arrefecimento forem tidos em conta, o total será bastante superior. Com a China responsável por mais de um terço do total global, os países em desenvolvimento ultrapassaram, pela primeira vez, os países desenvolvidos no investimento total realizado em energias renováveis.

Novos empregos

- Publicidade -

Com o aumento do investimento, aumentam os avanços tecnológicos, os empregos e a redução dos custos. Existem atualmente 8.1 milhões de pessoas a trabalhar no setor das energias renováveis – o que representa um crescimento contrastante com a depressão no mercado de trabalho do vasto setor da energia.

Desafios

Embora as tendências sejam, em geral, positivas, o relatório destaca diversos desafios que precisam de ser equacionados, caso os governos queiram cumprir os seus compromissos em alcançar a transição global fora do âmbito dos combustíveis fósseis.

Esses desafios incluem: alcançar uma eficaz integração de elevadas percentagens de energia renovável na rede; resolver a instabilidade política e as políticas, as barreiras regulamentares e os constrangimentos fiscais. Além disso, existe uma menor política direcionada para o transporte e, particularmente, para o aquecimento e arrefecimento, o que faz com que estes setores progridam muito mais lentamente.

Baixe o relatório completo aqui.