- Publicidade -

Praia da Baleia, em São Sebastião, deve se tornar Unidade de Conservação

O litoral norte de São Paulo irá ganhar mais uma Unidade de Conservação Ambiental. O local escolhido é a Praia da Baleia, em São Sebastião. A proposta foi apresentada na última quinta-feira (12).

O litoral norte de São Paulo irá ganhar mais uma Unidade de Conservação Ambiental. O local escolhido é a Praia da Baleia, em São Sebastião. A proposta foi apresentada na última quinta-feira (12) durante audiência pública do Plano Diretor do município.

- Publicidade -

O projeto tem como intuito mudar o status da praia já no próximo ano, mantendo-a sob proteção, pelo menos, até 2031. Hoje a área é bastante limpa, com águas consideradas excelentes para o banho. No entanto, há 15 anos o cenário era bem diferente, pois a praia abrigava o maior lixão da cidade.

O Movimento Litoral Norte foi o responsável por protocolar a sugestão, que teve o apoio do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Conforme publicado no jornal “O Estado de S. Paulo”, a proposta foi feita devido à falta de área de proteção aos manguezais, brejos de restinga e florestas paludosas, principalmente em áreas de Mata Atlântica.

A Praia da Baleia reúne grande diversidade de espécies, sendo 84 tipos diferentes de aves e 12 espécies de mamíferos catalogados. Mesmo que seja uma área em que não existe favela, a urbanização é um dos fatores que coloca a área em maior risco. Em declaração ao jornal, a representante do Movimento Litoral Norte, Maria Fernanda Carbonelli Muniz, explicou que a especulação imobiliária ameaça a flora.

Caso a praia realmente se torne uma Unidade de Conservação serão proibidas novas construções na área, para preservar o equilíbrio ambiental. Além disso, mantendo as condições adequadas para a fauna e flora, os caiçaras, que dependem dos recursos naturais locais, também são protegidos. Com informações do Estadão.

- Publicidade -

Redação CicloVivo