Inicio Meio Ambiente Palmas possui 270 mil mudas nativas em viveiros

Meio Ambiente

Palmas possui 270 mil mudas nativas em viveiros

Em seis meses, cidade produziu 190 mil mudas em um dos viveiros.

1 de setembro de 2017 • Atualizado às 10 : 12

Foto: Luciana Pires

Palmas possui 270 mil mudas nativas em viveiros
299
0

Com uma proposta de produzir mudas nativas, ornamentais e de época, além de recuperar aquelas já plantadas em definitivo, mas que estão danificadas ou doentes, o Viveiro Municipal da Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transportes de Palmas produziu mais de 190 mil mudas ornamentais somente no primeiro semestre de 2017, às margens do córrego Água Fria, na região Norte da cidade.

Segundo o diretor de Parques e Jardins da Secretaria de Infraestrutura, Eduardo Pelaez, são diversas espécies produzidas no local e que são utilizadas no paisagismo urbano ornamentando os canteiros centrais e rotatórias da cidade. Ele explica que o viveiro também tem a função de climatizar as mudas que vêm de outras regiões mais frias. “Elas ficam no viveiro por um tempo até se acostumarem como o nosso calor”, conta.

Por sua vez, o encarregado pelo viveiro, Alessandro da Silva, garante que as plantas são produzidas com captação de água do córrego Água Fria, desde o plantio das sementes, passando para o solo até a transferência para as aéreas públicas de Palmas.

Para isso, hoje uma equipe com 12 profissionais garante a produção necessária das espécies para assegurar o paisagismo das vias públicas, praças e rotatórias da capital. Diferente do Viveiro Educador, instalado no centro da cidade, este se caracteriza especialmente em mudas de pequeno porte, como os cravos, vincas, zínias, ixoras, bouganvilles, entre outros.

muda-ciclovivo-palmas2

Foto: Luciana Pires

Viveiro Educador

O Viveiro Educador, administrado pela Fundação de Meio Ambiente (FMA), produz plantas maiores, árvores para reflorestamento, e segue as normas preconizadas pelo Plano de Arborização Urbana do Município.

De acordo com o Presidente da FMA, Evercino Moura, o Viveiro Educador possui atualmente cerca de 80 mil mudas e é aberto à visitação de escolas e da população que pode receber anualmente cinco mudas para plantar na área urbana ou dez para plantio na zona rural.

Existe também a possibilidade de doações para entidades por meio de parcerias com instituições que podem receber até mil mudas para reflorestamento. “No Viveiro Educador cultivamos mudas de árvores frutíferas e nativas do cerrado, que são utilizadas na arborização urbana, projetos de recuperação de nascentes e reflorestamento”, disse Evercino Moura.

Foto: Luciana Pires

Foto: Luciana Pires

Foto: Luciana Pires

Foto: Luciana Pires

(299)

logo
Fechar
Abrir
logo