- Publicidade -

ONU coloca setor energético como o maior responsável por emissões

O setor energético é responsável por 80% das emissões de gases de efeito estufa. Esta foi a temática do discurso da secretária-executiva para questões climáticas da ONU, Christiana Figueres, durante a conferência de Abu Dhabi.

O setor energético é responsável por 80% das emissões de gases de efeito estufa. Esta foi a temática do discurso da secretária-executiva da Organização das Nações Unidas para questões climáticas, Christiana Figueres, durante a conferência de Abu Dhabi, na última quinta-feira (19).

- Publicidade -

A reunião, realizada nos Emirados Árabes, teve como intuito discutir estratégias para definir a situação energética do mundo para o futuro. O encontro serviu para que fosse registrado o impacto que a energia tem causado no clima e a consequente necessidade de haver uma mudança a fim de frear as mudanças climáticas.

O fato de este setor ser o maior culpado o coloca também como responsável por encontrar estratégias que determinem a solução. Para a secretária é necessário haver uma “revolução energética muito grande para solucionar o problema”, mesmo assim, ela esclareceu que os governos já iniciaram parte do percurso.

A estratégia usada para reverter o cenário de culpa em que o setor energético está inserido deve ser o investimento e desenvolvimento de tecnologias de produção de energia limpa. Isso já tem acontecido em diversos países. Christiana informou que 180 nações já possuem políticas contra as mudanças climáticas e que, mesmo com a crise mundial, 2011 foi o ano recorde em investimentos direcionados às energias renováveis.

A executiva da ONU também destacou a necessidade da participação da iniciativa privada para que a produção de energia seja mais limpa e exaltou os resultados alcançados na COP17, realizada em Durban, no final do ano passado.

- Publicidade -

Entre os resultados da COP17 está a prorrogação do Protocolo de Kyoto, que determina metas de redução nas emissões de países desenvolvidos signatários e auxílio às nações em desenvolvimento, e o acordo de que em alguns anos, todos os países, inclusive os emergentes, sejam obrigados a estabelecer suas próprias metas de redução nas emissões. Com informações do G1.

Redação CicloVivo

- Publicidade -