- Publicidade -

Monte um tripé para câmera com garrafa PET e cabos de vassoura

“Gambiarra sustentável” desempenha a mesma função de um suporte convencional e ainda aproveita materiais que seriam jogados no lixo

Quem sai por aí para filmar ou fotografar, costuma se deparar com inúmeros perrengues no meio do caminho. E, para vencer estes desafios, não só a técnica é necessária: na maior parte das vezes, é o improviso que acaba fazendo toda a diferença.  Se você não tem o suporte para a câmera, vamos ensinar como é fácil e barato montar um tripé usando materiais que seriam jogados no lixo. 

- Publicidade -

 Materiais necessários

  1. 1 garrafa PET com tampa
  2. 3 partes de cabo de vassoura ou 3 partes de cano de PVC
  3. Fio de varal
  4. 1 parafuso de ¼ de polegada (com duas arruelas e duas porcas)
  5. Barbante ou arame
  6. Alicate
  7. Tesoura

Fique de olho: Toda câmera fotográfica ou máquina filmadora possui um buraquinho de ¼ de polegada na parte de baixo, que se encaixa no parafuso, vendido em lojas de materiais de construção.

Montagem

  1. Faça um buraco na tampa da garrafa PET e encaixe o parafuso nele. Prenda o parafuso com a arruela e a porca, de um lado, e repita o processo do outro lado. Deixe 0,5 cm do parafuso para fora e aperte bem as duas porcas com o auxílio de um alicate.
     
  2. Depois de cortar a garrafa PET pela metade, divida a parte superior da garrafa em três, com o formato parecido ao das pétalas.
     
  3. As partes do cabo de vassoura ou do cano de PVC serão as “pernas” do tripé. Use barbante ou arame para prender bem estes suportes em cada uma das divisões da garrafa PET, sempre tomando cuidado para não deixar o cabo de vassoura ou o cano de PVC muito perto da boca da garrafa, pois, assim, o objeto pode se desestabilizar.
  1. Fure os suportes do tripé a cerca de 30 centímetros de distância da ponta (onde está instalada a garrafa PET).

Passe o fio de varal entre os furos e amarre. Isso vai aumentar a firmeza entre os suportes. Encaixe a tampa na garrafa e pronto: o tripé já consegue suportar as câmeras. 

- Publicidade -

No vídeo abaixo, do Manual do Mundo, é possível ter todos os detalhes do procedimento. 

Redação CicloVivo

- Publicidade -