- Publicidade -

Mais de 900 mil pessoas participaram da Virada Sustentável 2014

Durante quatro dias de atividades em torno do tema sustentabilidade, evento reuniu organizações, órgãos públicos, equipamentos culturais, escolas e empresas.

As atrações, instalações artísticas, atividades de conteúdo educativo sobre sustentabilidade reuniram mais  de 900 mil pessoas na quarta Virada Sustentável, realizada de 28 a 31 de agosto, em São Paulo. De acordo com os organizadores, este ano foram 715 atrações gratuitas, promovidas por cerca de 120 organizações em mais de 140 locais da cidade, como centros culturais, museus, escolas e universidades, parques municipais e estaduais e diversos espaços públicos.

- Publicidade -

"O quarto ano de Virada Sustentável cumpriu seu objetivo: ser um momento importante de conexão, articulação e divulgação das ações, pessoas, coletivos, organizações, empresas e órgãos públicos que estão transformando a sociedade", afirma André Palhano, coordenador da Virada Sustentável.

Criada para difundir os conceitos de sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva e inspiradora, a Virada Sustentável reforçou neste ano sua programação de conteúdo, com a articulação de rodas de conversa, palestras e seminários com formatos inovadores em temas como economia colaborativa, consumo consciente, inovação social, educação, arte, mobilidade urbana e água, entre outros.

"Tivemos desde discussões sobre o futuro da água com organizações ambientalistas até novas formas de pensar a economia com os diferentes modelos de empresas sociais. Juntando tudo, o que fizemos foi uma espécie de mini Rio+20 na cidade", acrescenta Mariana Amaral, também idealizadora do evento.

Na quebrada

- Publicidade -

Outra novidade deste ano foi a presença ainda mais ativa em regiões periféricas da cidade. Além da parceria com as Fábricas de Cultura, a organização do evento procurou grupos que pudessem realizar atrações e atividades com linguagem, organizações e questões regionais. Um dos exemplos foi a curadoria do Imargem, coletivo atuante no extremo Sul de São Paulo, para uma programação que reuniu dezenas de atividades de comunidades de Parelheiros, Grajaú e região. Comunidades do Jaraguá, Cotia e Carapicuíba, entre outras, também promoveram programações próprias durante os quatro dias da Virada Sustentável.

A programação teve ainda a estreia do documentário sobre o novo Código Florestal, no Auditório Ibirapuera, a ocupação do Largo da Batata por movimentos de cidadania, show do maestro João Carlos Martins com músicos de rua, peças de teatro e exibições de cinema abertas, feiras de troca, pedaladas e até piquenique em plena Rua Augusta, entre centenas de outras atrações e atividades educativas.

Algumas atividades ainda poderão ser vistas até o fim de setembro, como o circuito de instalações Causa+Arte, com obras assinadas conjuntamente por ONGs e artistas, no Ibirapuera; e a mostra Reciclos, no MuBe. A 1ª Mostra de Teatro Infantil Sustentável – M.A.T.I.S., que abriu na Virada Sustentável, fica em cartaz até janeiro de 2015.

- Publicidade -