- Publicidade -

Livro “Como viver em SP sem carro” chega a 3ª edição

O guia reúne uma pesquisa atualizada sobre mobilidade e também depoimentos de 15 personagens.

Na próxima semana (11/12) será lançada a terceira edição do livro “Como viver em São Paulo sem Carro”. A publicação tem como objetivo incentivar os paulistanos a abandonarem os carros ou mesmo utilizarem somente aos finais de semana.

- Publicidade -

Idealizado pelo empresário Alexandre Lafer Frankel e escrito pelo jornalista Leão Serva, o guia reúne uma pesquisa atualizada sobre mobilidade e também depoimentos de 15 personagens que compartilham suas experiências de como conseguiram utilizar outros modais de transporte.


Foto: Cassio Vasconcellos

Segundo Frankel, o perfil do consumidor tem mudado nos últimos anos, principalmente por conta de recursos tecnológicos que permitem uma melhora na qualidade de vida das pessoas. “As pessoas têm percebido que ter carro nos dias de hoje gera um custo alto no orçamento mensal, são altamente prejudiciais para o meio ambiente, e também contribuem para um alto índice de estresse, que pode resultar em diversas enfermidades”.

Uma pesquisa feita exclusivamente para o livro, encomendada junto ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), feita em julho de 2014, destaca que 80% dos moradores da capital paulista acreditarem que o trânsito é a principal ou umas das principais causas de estresse na atualidade.  Este número é 5% menor se comparado a mesma pesquisa do ano anterior.

- Publicidade -

Para Leão Serva, isto já reflete diretamente no comportamento das pessoas, uma vez que pode estar associado diretamente com o aumento de ciclovias na cidade e corredores de ônibus. “Segundo a pesquisa, Ipespe, aqueles que abandonaram o carro utilizam mais metrô (42%) do que ônibus (35%), sendo que 8% se beneficiam com os dois tipos transportes”.

Os jornalistas Fabíola Cidral e Alberto Villas, o renomado chefe da TV Carlos Bertolazzi, a empresária Cláudia Franco, da Ciclofemini, empresa especializada em ensinar mulheres a pedalarem e perder o medo de andar de bicicleta, a atriz Fernanda D´Umbra, que se desfez do carro por acreditar não valer mais a pena dirigir em São Paulo, são alguns dos personagens.

- Publicidade -


Foto: Cassio Vasconcellos

Debate Mobilidade Urbana

O lançamento acontece na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi – Sala Eva Herz -, no dia 11 de dezembro. No mesmo dia e local, previsto para acontecer das 19h às 22h, ocorrerá um debate sobre mobilidade urbana, com a mediação do jornalista Leão Serva e a participação do CEO da Vitacon Alexandre Lafer Frankel, junto com o presidente da Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense.

O objetivo é discutir como está o atual status da cidade de São Paulo sobre o assunto de mobilidade urbana e o que se pode fazer para aperfeiçoar o novo modelo que a capital paulista tem adotado nos últimos anos.

O público em geral também poderá participar do debate por meio de perguntas que estarão abertas para os convidados após o debate. 


Capa do livro – Fotos: Cassio Vasconcellos