- Publicidade -

Índia prepara inauguração da primeira usina solar flutuante do mundo

A estrutura já está em fase de construção no estado de Kerala e deve ser capaz de produzir 50 megawatts de energia limpa.

A Índia prepara a inauguração da primeira usina solar flutuante do mundo. A estrutura já está em fase de construção no estado de Kerala e deve ser capaz de produzir 50 megawatts de energia limpa. A inauguração do sistema está prevista para outubro deste ano.

- Publicidade -

A tecnologia foi desenvolvida pela Universidade das Energias Renováveis. Conforme informado por Gon Choudury, presidente da instituição, esta é uma alternativa para tornar a produção de energia solar mais eficiente, aproveitando a grande quantidade de corpos d’água existentes na Índia.

O sistema é bastante simples, com os painéis fotovoltaicos instalados em plataformas flutuantes ancoradas. Os cientistas ainda trabalham em soluções que tornem a estrutura mais segura e firme em caso de ventos fortes. Mas, por enquanto, para ser instalado em lagos, o modelo é suficiente.

As usinas flutuantes utilizam área até 20% menor que os modelos tradicionais, construídos na terra. Além disso, Choudury explica que usinas na terra tendem a perder rendimento quando o chão se aquece demais, o que não ocorre na água.

Desde que o governo indiano anunciou a intenção de expandir a produção de energia solar, os terrenos aptos às construções chegaram a aumentar 30%, de acordo com o The Economic Times, o que torna a opção de aproveitar os lagos ainda mais viável.

- Publicidade -

Choudury garante que as estruturas não devem prejudicar os mananciais. “A ecologia do corpo d’água não deve ser afetada. Além disso, a usina deve reduzir a evaporação, ajudando a preservar os níveis de água durante o verão extremo”, informou o especialista.

Redação CicloVivo

- Publicidade -