- Publicidade -

Conheça os projetos sociais brasileiros que serão financiados pelo Google

Cada um receberá um milhão de reais, além de orientações e treinamento para tirar as ideias do papel.

Na última quinta-feira (8) foram anunciados os quatro projetos sociais brasileiros vencedores do concurso Desafio de Impacto Social Google. Cada um receberá um milhão de reais, além de suporte do Google para tirar as ideias do papel.

- Publicidade -

Foi a primeira vez que a multinacional lançou o desafio no Brasil. Ainda pouco conhecido para muitos, o concurso recebeu 750 inscrições de todas as regiões do país. Ao final, dez projetos foram selecionados e o voto popular, aberto em uma página na internet, garantiu a vaga de um deles. Todos eles foram apresentados no escritório de São Paulo da empresa e uma turma de jurados elegeu mais três vencedores.

Como você poderia usar tecnologia para melhorar seu país e o mundo? Esta foi a pergunta que todas as ONGs concorrentes tiveram de responder ao disputarem a chance de terem suas ideias colocadas em prática. “A sala acendeu com a inventividade, paixão e, sobretudo, a urgência para a importância de todos esses projetos. Depois de uma acirrada deliberação, os juízes selecionaram os três vencedores que receberão verba e suporte para implementar seus planos inovadores e assim gerar um impacto positivo na vida das pessoas”, afirmou Fabio Coelho, diretor-geral do Google Brasil.

Selecionados pelo júri

– Conservação Internacional: O “Pesca Mais Sustentável” criará um sistema para dar transparência às cadeias de produção e comercialização do pescado e tornar a pesca mais sustentável.

- Publicidade -

– Instituto Zero a Seis: Por meio de mensagens de celular, o projeto “SMSBebê” ajudará as mães com orientações para o desenvolvimento pleno das crianças na primeira infância.

- Publicidade -

– Meu Rio: “Rede Minha Cidade” é um projeto que desenvolverá aplicativos para engajar a população em questões relacionadas à política e cidadania.

Selecionado pelo público

– Instituto Geledés: Com seu projeto “PLP 2.0”, a ONG recebeu 475 mil votos dos internautas em apenas nove dias.

Segundo o diretor do Google Brasil, os demais finalistas não saíram de mão abanando. “Fizemos uma surpresa para os outros seis finalistas. As propostas eram tão impressionantes que anunciamos o investimento de um capital semente no valor de R$ 500 mil em cada projeto para refinarem e darem escala a seu impacto”. Além disso, todos os dez receberão treinamento e orientação.

Por Marcia Sousa