Inicio Desenvolvimento Gestão de resíduos sólidos é tema central de debate no Ibirapuera

Desenvolvimento

Gestão de resíduos sólidos é tema central de debate no Ibirapuera

Aberto ao público, o evento apresentará diversos cases com especialistas no assunto.

15 de maio de 2017 • Atualizado às 10 : 13

Como inserir e capacitar catadores para atuarem dentro da cadeia de valor dos resíduos será um dos assuntos abordados. | Foto: iStock by GettyImages

Gestão de resíduos sólidos é tema central de debate no Ibirapuera
1.43K
0

Assuntos como investimentos em revalorização de resíduos sólidos, sustentabilidade na cadeia de valor, e também educação para o consumo consciente, serão debatidos por convidados especialistas, com apresentação de ações exitosas e seus impactos ambientais, culturais, econômicos e sociais.

Não podemos negar que a gestão dos resíduos sólidos urbanos se tornou um grave problema ambiental, econômico e social nossas cidades. Este problema é agravado por um modo de vida voltado ao consumo exagerado, irresponsável e quase sempre ineficiente: consumismo.

A educação ambiental, juntamente com uma nova visão na gestão de resíduos, são ferramentas que podem minimizar as consequências deste grave problema urbano. Por esse motivo a UMAPAZ, Departamento de Educação Ambiental/Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (DEA/UMAPAZ), da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, reúne mais uma vez, especialistas, com ampla experiência dentro do segmento, para debater assuntos como: cadeia de valor dos resíduos sólidos, revalorização e comercialização de resíduos, como inserir e capacitar catadores e cooperativas para atuarem dentro da cadeia de valor dos resíduos, obtendo melhores resultados.

Serão apresentados diversos cases, e também alguns estudos de toxicologia, além de relatos e documentos sobre a poluição marinha, e suas consequências para a fauna e a vida humana. Além do estudo sobre como vivem as pessoas que moram na maior favela de palafitas da América Latina.

Confira os convidados e programação:

Tema: Sistema de informação para leilão e comercialização de resíduos recicláveis.

Francisco Luiz Biazini Filho: Doutor em Ciências pela USP – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Especialização em Gestão de Segurança da Informação pelo Instituto Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN/SP. Sócio da REDERESÍDUO. Presidente da Transforma – Cooperativa de trabalho em sistemas tecnológicos inovadores e sustentáveis.

Tema: Como atrair investimentos em Saneamento Ambiental- Desafios e Oportunidades na cadeia de valor dos resíduos sólidos no Brasil.

Rodrigo Lopes: Administrador de Empresas com formação, experiência e atuações na UNIP, FGV, UCI/Califórnia, SENAC e Anhembi Morumbi. Consultor e docente em Logística Reversa, Sustentabilidade e Empreendedorismo e Análise da Cadeia de Valor (ACV). Quinze anos de experiência em serviços na construção civil com foco em Sustentabilidade, sendo três anos nos Estados Unidos. Membro permanente do Comitê para a Sustentabilidade no Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Baixada Santista, Conselheiro do Instituto Ecofaxina em Santos.

Tema: Saúde pública e ambiental: A importância da recuperação de áreas degradadas de mangue no combate à poluição marinha na Baixada Santista. Um estudo sobre como vivem as pessoas na maior favela de palafitas da América Latina.

William Rodriguez Schepis: Diretor Presidente do Instituto Ecofaxina. Entidade membro do Pacto Global das Nações Unidas. Fundador, Biólogo Marinho pela Universidade Santa Cecília – UNISANTA; mergulhador autônomo avançado; experiência de 10 anos em ecologia, educação ambiental e impactos ambientais, sendo ambientalista com reconhecimento nacional e internacional, tendo coordenado dezenas de ações voluntárias e campanhas para a conservação dos oceanos com entidades, municípios e empresas.

3º Encontro do Ciclo de diálogos: Resíduos, Educação e Consumo

Dias: segunda-feira

Horário: das 14h às 17h

Local: Sede da UMAPAZ – Pq. do Ibirapuera – Av. Quarto Centenário, 1268

Pedestres: Portão 7ª

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições: aqui

Vagas: 100

Público: funcionários públicos; educadores; gestores de empresas, empreendedores com atuação na área ambiental,  estudantes; conselheiros; administradores de parques, agentes ambientais, gestores ambientais.

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

(1427)

logo
Fechar
Abrir
logo