- Publicidade -

Floricultura instala sistema de compostagem e incidência de pragas diminui

Os resíduos agrícolas vegetais, que antes voltariam para natureza como lixo, retornam como adubos e condicionadores.

A destinação adequada de resíduos é uma preocupação crescente em todos os setores da economia. Para reduzir o impacto dos resíduos da atividade agrícola sobre o ambiente, o Programa Rio Rural promove a conscientização dos produtores e a melhoria das práticas produtivas no campo.

- Publicidade -

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o agricultor Manoel Lage e seu filho Eduardo adotaram, no final do ano passado, uma tecnologia de compostagem que vem rendendo bons resultados. Até então, todos os resíduos da propriedade onde vivem os agricultores, na localidade Vargem Alta, distrito de São Pedro da Serra, eram descartados de maneira irregular, o que acabou estimulando a proliferação de pragas e doenças.

Com orientação técnica da Emater-Rio, a família Lage criou um sistema de compostagem utilizando matéria orgânica da atividade produtiva, como pétalas, caules, raízes e folhas de diferentes variedades, enriquecidos com torta de mamona e calcário, o que melhorou a saúde das plantas. Com investimento próprio de R$ 20 mil, foi adquirida uma motopicadeira e construída uma estrutura física para abrigar as misturas em suas diferentes fases de decomposição.

O composto orgânico ainda está em fase de experimentação e vem sendo testado em estufas da propriedade. Os primeiros resultados da compostagem foram satisfatórios, tanto para o ar, quanto para o solo.

Segundo Eduardo Lage, houve uma diminuição de 70% do uso de defensivos químicos desde a implantação do sistema. “Com a compostagem, conseguimos eliminar o criadouro de uma mosca que se multiplicava na pilha de resíduos e que atacava a lavoura. Sem esse foco, todas as doze variedades que cultivo estão sendo diretamente beneficiadas”, explicou o floricultor, que pretende expandir a aplicação do composto.

- Publicidade -

Floricultura sustentável

Maior produtor de flores de corte do estado do Rio de Janeiro, o município de Nova Friburgo vem registrando, anualmente, crescimento na área de cultivo, além da diversificação das espécies produzidas e a profissionalização de mão de obra, agregando valor e ampliando a demanda pelos produtos.

Na microbacia Vargem Alta, que concentra a produção local de flores de corte, os programas Florescer e Rio Rural, da Secretaria estadual de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro, vêm incentivando a adoção de práticas sustentáveis no segmento, como a adubação verde, a irrigação por gotejamento e o cultivo protegido, além da recuperação de mata ciliar e outras atividades de conservação ambiental.

- Publicidade -
composta
Rio Rural/Divulgação

Para o técnico em agropecuária da Emater-Rio, Miguel Schuenck Ribeiro, o uso da compostagem traz outras vantagens, como a melhoria na estrutura física do solo (facilitando a infiltração, a retenção e a drenagem de água), o aumento na quantidade de microrganismos benéficos, a diminuição da erosão e a redução da incidência de pragas e doenças nas plantas, além de auxiliar no controle de plantas invasoras.

“Os resíduos agrícolas vegetais, que antes voltariam para natureza como lixo, retornam como adubos e condicionadores. Nossa ideia é incentivar cada vez mais a adoção dessa tecnologia sustentável nas localidades de Vargem Alta, Colonial 61 e Stucky”, concluiu Schuenck, que também é executor do Rio Rural na microbacia.