Inicio Cidadania Família cultiva alimentos em horta comunitária para garantir renda mensal

Cidadania

Família cultiva alimentos em horta comunitária para garantir renda mensal

A plantação abastece o mercado municipal do bairro e disponibiliza vendas individuais para quem procura o espaço.

24 de fevereiro de 2016 • Atualizado às 15 : 27
Família cultiva alimentos em horta comunitária para garantir renda mensal

A renda mensal é de, aproximadamente, mil reais. | Foto: Alexandre Noronha/Sehab

2.21K
0

Orgulho e muito amor são os sentimentos de Alzecina Souza pelo que faz há 27 anos: planta, colhe e vende hortaliças.

Ao ser contemplada com uma unidade habitacional do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), no bairro Cidade do Povo, em Rio Branco, Alzecina temeu não poder continuar trabalhando com o que fez a vida toda. “Criei todos os meus filhos com o que a terra me deu. Quando me mudei, não sabia o que ia fazer da vida”, relata.

O medo deu lugar à realização de um sonho: manter sua fonte de renda no novo endereço. “Quando surgiu a oportunidade de ter esse terreno na Cidade do Povo, foi o momento de maior alegria”, conta.

Na área gerenciada pela família de Alzecina na horta comunitária da Cidade do Povo, cada maço de hortaliças contendo cheiro-verde, pimenta-de-cheiro e tomate é vendido ao preço de um real. É daí que vem o sustento dela e dos filhos. A profissão, motivo de honra para a chefe de família, é passada de mãe para filho. Toda a produção é cultivada por cinco dos sete filhos, que também vivem na comunidade.

A plantação abastece o mercado municipal do bairro e disponibiliza vendas individuais para quem procura o espaço. A renda mensal é de, aproximadamente, mil reais. “Tudo que a gente planta com amor dá uma boa colheita. Eu gosto de trabalhar com verdura. É um dinheiro honrado e garante o pão de cada dia”, relata.

Veja no vídeo abaixo o depoimento da dona Alzecina:

Agência de Notícias do Acre

(2209)

logo
Fechar
Abrir
logo