- Publicidade -

Refinaria de Petróleo vai dar espaço a parque de energia renovável

Projeto no nordeste da Itália mostra como é possível transformar espaços e ajudar a construir um futuro mais sustentável

parque energia limpa
Foto: Carlo Ratti Associati (CRA)

O combate à emergência climática passa pela transição energética, com a substituição dos combustíveis fósseis por fontes de energia limpa. Muitos espaços já incorporaram esta necessidade e fontes renováveis para a produção de eletricidade são realidade em shoppings, empresas, escolas, parques e moradias em todo o mundo. O uso de placas solares ou energia do vento é um dos recursos para construir locais mais sustentáveis e ajudar a construir um futuro melhor.

- Publicidade -

Em Curitiba, um belo exemplo de transformação de um espaço que era fonte de poluição em um local de geração de energia limpa é um antigo aterro que se tornou uma enorme pirâmide solar. Já na Itália, uma antiga refinaria de petróleo poderá se tornar um parque de energia limpa – mostrando literalmente como é possível fazer esta transição.

A expectativa é que a refinaria de petróleo localizada em Trieste, cidade portuária no nordeste italiano, abra espaço para um parque de energia renovável à beira-mar com 365 mil metros quadrados que será aberto ao público.

parque energia limpa
Foto: Carlo Ratti Associati (CRA)

Os seis antigos reservatórios de petróleo, com 15 metros de altura e capacidade para 110 mil metros cúbicos, serão convertidos em tanques com baterias de água que servirão para abastecer o parque.

Os tanques serão usados ​​para armazenar energia, bombeando água do mar para dentro deles e transformando-os em energia potencial. Quando a energia for realmente necessária, a água do mar armazenada será transformada em energia hidrelétrica e, consequentemente, a água será bombeada de volta ao mar.

- Publicidade -

Para garantir o funcionamento desta usina “hidrelétrica bombeada” será usada a energia do sol, que virá de sistemas agrivoltáicos ou painéis solares de dupla utilização, localizados no entorno do parque urbano. Os painéis agrivoltaicos são usados em locais de uso misto em que agricultores aproveitam o sombreamento das instalações para proteger as plantas das queimaduras solares e do ressecamento.

parque energia solar
Sistemas agrivoltáicos combinam painéis solares com cultivos. Foto: Carlo Ratti Associati (CRA)

Além de transformar a refinaria num local ecologicamente correto, o parque vai conectar a cidade de Trieste do município vizinho de Muggia.

O local vai abrigar ainda áreas verdes, fazendas urbanas e até um Parque de Inovação com um centro de pesquisa biotecnológica incluído.

- Publicidade -
parque energia limpa
Foto: Reprodução | Pinterest