- Publicidade -

Ex-cético do clima divulga pesquisa que comprova aumento da temperatura na Terra

Novamente o aquecimento global é alvo de pesquisas científicas. O estudo recém apresentado nos EUA, coordenado pelo físico e ex-cético do clima Richard Muller, traz outros argumentos que comprovam que a temperatura da Terra está aumentando.

Novamente o aquecimento global é alvo de pesquisas científicas. O estudo recém apresentado nos Estados Unidos, coordenado pelo físico e ex-cético do clima Richard Muller, traz outros argumentos que comprovam que a temperatura da Terra está aumentando.

- Publicidade -

Muller é um estudioso da Universidade da Califórnia que não acreditava nas pesquisas sobre as mudanças climáticas, sob a alegação de que os dados não eram confiáveis. Assim, diante deste desafio, o cientista resolveu fazer a seus próprios estudos para garantir suas conclusões.

O Best, como ficou conhecido o Projeto Berkeley sobre a Temperatura da Superfície Terrestre, contou inclusive com o apoio financeiro de indústrias ligadas ao petróleo, que constantemente apóiam céticos do clima.

Para evitar controvérsias, como os itens considerados duvidosos por Muller nas pesquisas anteriores, o Best usou uma variedade maior de registros de temperaturas. Segundo ele, os estudos anteriores e até mesmo os dados do Painel Climático da ONU (IPCC) utilizavam medições feitas geralmente em áreas urbanas, onde a temperatura já é normalmente mais elevada. O físico de Berkeley usou registros obtidos em quase 40 mil estações de medição em todo o mundo e dados de satélite, que permitiram a diferenciação da temperatura das áreas rurais e urbanas.

Em todas estas análises, mesmo nos locais em que os dados são menos confiáveis, foi identificado o aumento na temperatura. “Embora as estações de baixa qualidade tragam temperaturas incorretas, elas ainda assim seguem as mudanças de temperatura”, explicou Muller, em reportagem feita por Reinaldo José Lopes, do jornal Folha de S. Paulo.

- Publicidade -

Redação CicloVivo