- Publicidade -

Estação de tratamento de esgoto gerará energia no Paraná

O total de energia gerada tem capacidade para abastecer cerca de 8.400 pessoas.

Em busca de introduzir novas fontes de geração na matriz elétrica brasileira, a GE Power e a CS Bioenergia (uma joint-venture formada da parceria entre Cattalini Bioenergia e a empresa de saneamento Sanepar) assinaram um contrato para o projeto de geração de energia a partir da decomposição do lodo e da matéria orgânica depositada em estação de tratamento de esgoto. Localizada no Paraná, a usina geradora será equipada com dois motores fornecidos pela GE. Juntos, os equipamentos produzirão 5,8 megawatts (MW) de energia.

- Publicidade -

As máquinas fornecidas utilizarão o biogás proveniente da biodigestão do lodo e da matéria orgânica depositada na CS Bioenergia para geração de energia limpa e sustentável. Os motores Jenbacher produzirão 3.0 MW de energia térmica e 2.8 MW de energia elétrica. Do total de energia elétrica produzida, 0.5 MW será consumida pela própria usina de biogás para manter sua operação e os outros 2.3 MW serão disponibilizados à rede de distribuição.

“O total de energia gerada é suficiente para abastecer cerca de 8.400 pessoas ou 2.100 unidades consumidoras no entorno da unidade de tratamento”, explica Rickard Schäfer, líder de vendas da divisão de Distributed Power da GE Power para o Brasil.

Os motores instalados compõem a plataforma de soluções Ecomagination da GE, que foca no desenvolvimento de inovações que melhoram o desempenho operacional ao mesmo tempo em que reduzem seu impacto ambiental.

“Gerar energia a partir do tratamento do esgoto e de resíduos orgânicos é um modo inteligente e sustentável de reciclar o que é produzido pela atividade humana. Se não seguirmos este caminho, estaremos ‘enterrando energia’ em aterros sanitários e desperdiçando uma fonte de geração limpa, renovável e com enorme potencial para ajudar a diversificar a matriz elétrica brasileira”, comenta Luciano Fedalto, diretor Técnico da CS Bioenergia.

- Publicidade -

Entenda a operação da CS Bioenergia na ETE Belém

Atualmente, a ETE Belém trata 840 litros de esgoto por segundo coletado a partir de tubulações subterrâneas instaladas na cidade de Curitiba. Parte da água resultante do tratamento é devolvida à natureza, sendo que o restante é reutilizada pela própria usina de biogás em processos que requerem água tratada, porém sem exigência de potabilidade.

A partir da adaptação da unidade para geração de energia, o lodo proveniente do tratamento do esgoto será direcionado para um tanque de armazenamento, onde se juntará a outros materiais orgânicos coletados em restaurantes, shopping centers, supermercados e centro de abastecimento (Ceasa). Juntos, os materiais serão enviados para quatro biodigestores anaeróbicos, responsáveis por processarem a matéria orgânica e transformarem parte dela em biogás.

- Publicidade -

O biogás produzido nos biodigestores será então direcionado para os motores, que terão capacidade diária de transformar 20.000 m³ do combustível em energia. O restante da matéria será transformada em biofertilizantes utilizados em produções agrícolas, encerrando o ciclo produtivo da ETE Belém e garantindo uma operação sustentável e alinhada às novas preocupações sobre disposição de matérias orgânicas e preservação do meio ambiente.