- Publicidade -

Espécies estão se “mudando” mais rapidamente por causa do aquecimento global

As mudanças climáticas parecem estar forçando muitas espécies a migrar para locais mais favoráveis até três vezes mais rápido do que se acreditava, segundo estudo publicado na revista Science, na última quinta-feira (18).

As mudanças climáticas parecem estar forçando muitas espécies a migrar para locais mais favoráveis ​​até três vezes mais rápido do que se acreditava, segundo estudo publicado na revista Science, na última quinta-feira (18).

- Publicidade -

Pesquisadores compilaram estudos anteriores sobre a migração de espécies e combinou-os em uma meta-análise, que mostrou uma clara tendência para os climas mais frios, com maior rapidez de movimento em locais onde o aquecimento era mais intenso.

“Estas mudanças são equivalentes para animais e plantas que estão se deslocando do Equador cerca de 20 centímetros, para cada hora do dia, para cada dia do ano", disse o líder do projeto, Chris Thomas, professor de biologia da Universidade de York. "Isso vem acontecendo nos últimos 40 anos e deve continuar por pelo menos o resto deste século."

O estudo "Um resumo do estado de conhecimento mundial sobre como os intervalos das espécies estão respondendo às mudanças climáticas", foi escrito por Thomas em co-autoria com Jane Hill.

“Nossa análise mostra que as taxas de resposta às mudanças climáticas são duas ou três vezes mais rápidas do que se pensava", explicou a pesquisadora.

- Publicidade -

Os dados vieram de estudos de aves, mamíferos, répteis, insetos, aranhas e plantas na Europa, América do Norte, Chile, Malásia e África do Sul.

Ao agrupar os estudos e analisar os resultados, os pesquisadores descobriram pela primeira vez uma relação entre o aumento das temperaturas e a locomoção dos organismos.

"Esta pesquisa mostra que é o aquecimento global que está causando o movimento das espécies em direção aos pólos e para altitudes mais elevadas", disse um dos autores I-Ching Chen, agora pesquisador da Academia Sinica, em Taiwan. “Temos pela primeira vez a prova de que as distribuições das espécies têm mudado e isso é equivalente ao quanto que o clima mudou naquela região."

- Publicidade -

Estudos anteriores sugeriram que algumas espécies estão em risco de extinção devido à sua mudança de habitat, mas este estudo não aprofunda quais delas poderiam estar em maior perigo.

Em vez disso, os pesquisadores disseram esperar que a análise desse uma imagem mais precisa das mudanças em curso em todo o planeta.

"A compreensão de como as espécies estão se movendo rápido devido à mudança climática indica que muitas espécies podem de fato estar caminhando rapidamente para a extinção, onde as condições climáticas estão se deteriorando", disse Thomas.

Mas por outro lado, outras espécies estão se movendo para as novas áreas, onde o clima se tornou adequado, de modo que haverá alguns vencedores, completou o cientista. 

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter