Inicio Desenvolvimento Demanda por capacitação em energia solar está crescendo no Brasil

Desenvolvimento

Demanda por capacitação em energia solar está crescendo no Brasil

Empresa de capacitação em energia solar fotovoltaica cria curso que reproduz o dia a dia de uma instalação.

3 de agosto de 2017 • Atualizado às 16 : 51

Foto: Neosolar/Divulgação

Demanda por capacitação em energia solar está crescendo no Brasil
1.99K
0

A energia solar fotovoltaica vem apresentando crescimentos expressivos e contínuos no mundo e no Brasil. Segundo projeção da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a geração de energia solar fotovoltaica no país atingirá 1.000 megawatts (MW) de capacidade instalada até o final deste ano. Este crescimento 325% maior que a capacidade atual, que é de 235 MW, contribui diretamente para o aumento de empregos em toda cadeia produtiva, mas este setor, apesar de promissor, ainda sofre com a falta de profissionais qualificados.

Para Pedro Pintão, sócio-diretor da NeoSolar Energia, empresa paulista pioneira no setor de energia solar, isto ocorre por se tratar de um mercado relativamente jovem e que tem necessidade de expansão imediata. “No Brasil, a demanda é gigante, e a mão de obra, quase inexistente”, afirma.

De acordo com o relatório anual da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), divulgado recentemente, as energias renováveis empregaram mais de 9,8 milhões de pessoas no mundo, em 2016, com destaque para a energia solar que foi a maior empregadora, com 3,1 milhões de postos de trabalho. Para cada megawatts (MW) instalados, são gerados, em média, 25 a 30 postos de trabalho.

A NeoSolar, que desde 2012 percebeu a necessidade de fomentar a área de capacitação, possui uma sede exclusiva para treinamentos e já formou mais de 1700 alunos. A empresa começou oferecendo cursos de instalador voltados aos sistemas off grid (sistemas isolados, que não são conectados à rede) e grid tie (sistema conectado à rede, que substitui ou complementa a energia elétrica convencional disponível na rede elétrica) e oferece hoje, também, cursos voltados para software de simulação de sistemas fotovoltaicos, bombeamento solar de água e carros elétricos, e busca sempre inovar de acordo com os avanços e necessidades do setor.

Por isso lança, neste mês, um curso em novo formato – especialmente para quem já realizou o curso de sistemas conectados à rede compacto ou outro curso de energia solar fotovoltaica – totalmente focado na instalação ou supervisão de projetos de energia solar fotovoltaica. As aulas práticas visam reproduzir o dia a dia de uma instalação de energia solar, proporcionando aos alunos a oportunidade de conhecer os equipamentos e fazer instalações de porte reduzido.

“Criamos este novo formato de curso para atender as atuais necessidades do mercado. Aumentamos o conteúdo prático, ou seja, o momento em que os participantes efetivamente “colocam a mão na massa”, e mantivemos o conteúdo teórico, parte essencial para a capacitação do profissional. Assim, o aluno estará apto para realizar instalações de energia solar e para atuar na supervisão de projetos fotovoltaicos”, ressalta Pintão.

As inscrições para este e todos os outros cursos oferecidos pelo Centro de Treinamento NeoSolar podem ser realizadas pelo site aqui.

(1993)

logo
Fechar
Abrir
logo