- Publicidade -

CicloVivo faz aniversário no Dia Mundial do Meio Ambiente

Aproveitamos a data especial para relembrar e refletir sobre o que se passou neste curto período de vida.

Nesta quarta-feira (5) o CicloVivo completa três anos de existência. Aniversário é sempre um período de nostalgia. Assim, nós embarcamos nesse sentimento e aproveitamos a data especial para relembrar e refletir sobre o que se passou neste curto período de vida.

- Publicidade -

Com a proposta de ser um site que fala sobre a sustentabilidade de maneira global, nós abordamos assuntos dos mais diversos. Foram dicas de artesanato e técnicas de upcycle, compartilhadas no canal “Faça você mesmo”, notícias de cunho político, novas tecnologias, exemplos de arquitetura e design ecologicamente corretos, sugestões para uma vida mais saudável e muitas novidades na área de negócios, bike e cidadania.

O retorno dos internautas tem sido muito positivo durante esses três anos e a maior recompensa é perceber que o CicloVivo tem ajudado a transformar pessoas, incentivando-as a repensarem suas atitudes. O cuidado com o consumo consciente e as dicas de reaproveitamento e reciclagem são sempre destaques em nossa página. Ideias simples, como a utilização do jornal para substituir os saquinhos plásticos nas lixeiras ou o uso das garrafas PET na estruturação de uma horta caseira, foram espalhadas e colocadas em prática por pessoas dos mais diferentes lugares.

Durante este triênio nós ainda tivemos a oportunidade de noticiar fatos importantes para a história brasileira. A verdadeira novela que se deu em torno da alteração no Código Florestal e da construção da Usina de Belo Monte, juntamente com os protestos relacionados aos dois eventos, foram presença constante nas páginas do site. Em 2010 pudemos comprovar que o povo brasileiro quer mudanças e está preocupado com o futuro do país, quando noticiamos o resultado das eleições presidenciais, em que a ambientalista e candidata, Marina Silva, arrebatou nada menos que 20 milhões de votos.

Histórias de pessoas que fazem a diferença, aliás, não faltaram. Os grandes exemplos vêm de pessoas que não possuem importantes cargos políticos ou empresariais, mas que decidiram fazer algo a mais exatamente onde estão. Os ciclistas voluntários do Bike Anjo deram uma verdadeira aula de compromisso e entrega ao proporcionar a pessoas de todas as idades o prazer de andar de bicicleta. O pessoal do Imagina na Copa também tem contribuído muito, ao incentivar os jovens e permitir que eles contem ao mundo que um futuro melhor é possível. Vimos pessoas espalhando amor pela cidade, através do projeto Mais Amor Por Favor, gente que produz sua própria energia, como é o caso da Banda CO2Zero e infinitos outros exemplos de grupos que estão incomodados com os problemas do mundo e decidiram participar da mudança que todos nós tanto desejamos.

- Publicidade -

As diversas alternativas para a mobilidade urbana e dicas para que os brasileiros tenham melhor qualidade de vida também se fizeram bastante presente. O CicloVivo incentiva o uso de transportes alternativos e o desenvolvimento de novas tecnologias que tendam a reduzir o impacto ambiental gerado por este setor. Além das causas ambientais, as informações acerca deste tema têm como intuito incentivar a reflexão e mostrar que existem opções e que, na maior parte das vezes, elas são acessíveis a todos.

O conteúdo produzido durante essa nossa pequena história conquistou um público que vai além do CicloVivo através de parcerias feitas com importantes meios de comunicação. Portal Exame, Discovery, Catraca Livre, RedeTV e muitos livros didáticos são apenas uma amostra do alcance que as nossas notícias têm atingido. Muitas organizações surgiram para nos apoiar nesse caminho: Petrobras, Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, Exposustentat, estão entre as que participaram dessa caminhada.

Aproveitando esta data especial, nós do CicloVivo convidamos todos a repensarem suas atitudes. É necessário agir hoje, com urgência, para que esse que as gerações futuras tenham as mesmas oportunidades que nós temos e possam usufruir de todas as belezas desse mundo. 

- Publicidade -

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo