- Publicidade -

Bike fica em segundo lugar no Desafio Intermodal de SP

A intenção do desafio era descobrir qual tipo de locomoção é mais eficiente na cidade.

- Publicidade -

Onze tipos de transporte foram avaliados em São Paulo na última semana. A intenção era descobrir qual tipo de locomoção é mais eficiente na cidade. No teste, todas as opções de mobilidade urbana saíram juntas, do mesmo local, em direção a um destino idêntico.

O Desafio Intermodal é um projeto idealizado pelo Instituto CicloBr, em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, que acontece no próximo domingo (22). Nesta 8ª edição, a moto foi a vencedora, chegando em 19 minutos. Já a bicicleta cehgou em 23 minutos, conquistando o segundo lugar.

O grupo saiu da Praça General Gentil Falcão, altura do número 1.000 da avenida Eng. Luis Carlos Berrini, às 18h00, e foi até o edifício da Prefeitura do Município de São Paulo, localizado no Viaduto do Chá.

“Neste ano, tivemos uma evolução no tempo do passageiro de ônibus, que chegou praticamente junto com o carro. O usuário do transporte metropolitano de trem e metrô também rendeu bem. E a bicicleta se mostrou mais uma vez um meio de transporte eficiente nas cidades”, afirmou o Instituto CicloBr.

- Publicidade -

Um dos motivos que explica a melhora do trajeto de ônibus é a inauguração de novas faixas de ônibus na cidade. Os organizadores ainda devem divulgar um relatório completo com a avaliação dos três itens: tempo, dinheiro e poluição.

“Tivemos o apoio da equipe do Dr. Paulo Saldiva da Faculdade de Medicina da USP, e medimos a poluição inalada pelo ciclista, que pedalou por vias calmas e o motorista do carro. O ciclista inalou 0,044,mg/m3 e o motorista 0,038mg/m3”, informou o Instituto.

Veja abaixo o resultado com o tempo de cada um dos participantes:

- Publicidade -

1. Motociclista: 19 minutos e 9 segundos

2. Ciclista por vias rápidas: 23 minutos e 22 segundos

3. Ciclista por vias calmas: 42 minutos e 56 segundos

4. Trem + Metrô: 53 minutos e 3 segundos

5. Cadeirante + transporte coletivo: 54 minutos e 40 segundos

6. Pedestre correndo: 1 hora e 1 minuto

7. Carro: 1 hora e 7 minutos

8. Ônibus: 1 hora e 8 minutos

9. Skate: 1 hora e 16 minutos

10. Ciclista + Metrô (com bicicleta dobrável): 1 hora e 19 minutos

11. Pedestre caminhando: 1 hora e 43 minutos

Redação CicloVivo