Inicio Arquitetura & Design Artista italiano desenha árvore gigante com tinta que absorve poluição

Arquitetura & Design

Artista italiano desenha árvore gigante com tinta que absorve poluição

A arte de rua hoje sofre menos preconceito e torna-se cada vez mais popular, uma vez que os próprios estabelecimentos, como lojas, bares e baladas, utilizam as obras como parte da decoração. Nessa onda, também surgem as instalações ecologicamente cor

26 de fevereiro de 2013 • Atualizado às 11 : 44

Artista italiano desenha árvore gigante com tinta que absorve poluição
3.15K
0

A arte de rua hoje sofre menos preconceito e torna-se cada vez mais popular, uma vez que os próprios estabelecimentos, como lojas, bares e baladas, utilizam as obras como parte da decoração. Nessa onda, também surgem as instalações ecologicamente corretas.

O artista italiano Andreco é um exemplo de profissional que está seguindo essa linha. Ele criou a Philosophical Tree (Árvore Filosófica, em português), um divertido desenho de árvore gigante feita com uma tinta especial. O material é capaz de utilizar a fotocatálise (reação por meio de luz) para absorver a poluição do ar ao seu redor.

Ao utilizar esse tipo de tinta no desenho de uma árvore no centro urbano, de certa forma, o artista questiona a falta de árvores nas cidades. Seu trabalho mostra apenas um dos benefícios de se ter áreas verdes em meio aos prédios.

Andreco nasceu em Roma, capital da Itália. Formado em engenharia ambiental, sua pesquisa de doutorado artística é focada na relação entre seres humanos e natureza. Desde 2000, ele pesquisa sobre diferentes temas como anatomia, biologia, sustentabilidade ambiental, urbanismo, ecologia e do simbolismo dos rituais antigos. Para representar sua arte ele utiliza variados recursos: instalações públicas, vídeos, pinturas, murais e desenhos.

O artista já participou de diversos festivais internacionais, museus e galerias. A Philosophical Tree foi criada para o Frontier Project, cujo objetivo é descobrir novas formas de arte de rua. A pintura está exposta na lateral de um edifício da cidade de Bolonha, na Itália. Com informações do Atitude Sustentável.

Redação CicloVivo

 

(3150)

logo
Fechar
Abrir
logo